Skip to Main Content
White Paper

Descubra projetos melhores com mais rapidez: simulação multidisciplinar e exploração de projetos na indústria química e de processos

Pegar uma matéria-prima de valor relativamente baixo, convertê-la em um material de alto valor por meio de reações e, eventualmente, separar resíduos e produtos indesejados é a base de qualquer processo na indústria química e de processos. Esses materiais de maior valor oferecem novas funcionalidades em uma série de outras indústrias: de vidro sensível ao toque para smartphones, produtos farmacêuticos, inibidores de corrosão para oleodutos, tintas e espumas para automóveis e fibra de carbono para aeronaves. Manter a lucratividade na indústria química e de processos requer um foco sustentado na excelência operacional e na inovação para enfrentar os desafios perenes de prever o desempenho do processo, otimizar a eficiência da energia e do processo, reduzir subprodutos e desperdícios e solucionar problemas de processos não ideais.

A simulação multifísica é uma tecnologia capacitadora essencial para alcançar a excelência operacional. O Simcenter STAR-CCM +, uma solução de exploração multifuncional de simulação e projeto de CFD, preenche a lacuna entre processos de transporte em larga escala (transferência de massa, calor e momento) e processos químicos em microescala, permitindo que os engenheiros investigem os efeitos dos processos em larga escala no produto qualidade e rendimento, tornando a simulação acessível aos engenheiros de processo com experiência limitada em simulação, mas com forte conhecimento em processo. Combinado com o Simcenter STAR-CCM + Fluxo de trabalho de embarcação de mistura, uma ferramenta dedicada à mistura, o Simcenter STAR-CCM + oferece uma plataforma virtual de design e desenvolvimento de processos.

As empresas líderes percebem que investir em modelagem e simulação é fundamental e implantou a simulação em várias áreas de seus negócios. Os artigos deste relatório especial destacam alguns exemplos disso, cobrindo uma variedade de aplicativos que demonstram o valor da simulação, incluindo:

  • Liberdade para testar novos conceitos para atender às necessidades do processo
  • Testando ideias e soluções sob condições e escalas operacionais reais 
  • Orientando a ampliação de processos a apartir do projeto preliminar e do conhecimento em escala piloto

Compartilhe