Ir para o Conteúdo

21 May 2008

Siemens PLM Software Lança NX 6

BOSTON, 21 de maio de 2008 – A Siemens PLM Software, unidade de negócios da Divisão de Automação Industrial da Siemens e líder global no fornecimento de software e de serviços de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM, de Product Lifecycle Management) , anuncia hoje o lançamento do NX TM 6 - software para desenvolvimento digital de produtos que traz funcionalidades graças à recém-anunciada Synchronous Technology da Siemens PLM Software.

A Siemens PLM Software anunciou o novo software durante seu evento anual para analistas do mercado que começa hoje, em Boston.

“O NX 6 é resultado da inovação em produtividade de design que anunciamos no mês passado”, disse Joan Hirsch, vice-presidente de desenvolvimento do NX na Siemens PLM Software. “Integramos Shynchronous Technology ao abrangente conjunto de ferramentas do NX, possibilitando uma série de aprimoramentos no design, na simulação e na fabricação. Essa versão reitera o excelente momento e o crescimento de participação no mercado do NX.”

"Nossa implementação de NX está obtendo melhorias de produtividade que excedem as nossas expectativas, além de uma melhora de 20% na eficiência da operação do CAD”, disse Keigo Fukushi, gerente-geral do Departamento de Gerenciamento de Informações de Processos da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Engenharia, na Nissan Motor Co., Ltd. “Temos certeza de que a equipe do NX tem o compromisso em ajudar a Nissan a alcançar seus objetivos a longo prazo, em termos de desenvolvimento de produtos.”

 

As quatro principais inovações do NX 6

  • Flexibilidade – O NX 6 oferece aos usuários mais flexibilidade com o Design Freedom, graças à tecnologia síncrona que facilita a edição direta no processo de criação dos modelos. O Design Freedom agora combina o melhor das técnicas de parametrização com modelagem direta, em uma tecnologia que oferece aos usuários uma experiência até cem vezes mais rápida .
  • Força – O NX 6 gerencia problemas extremamente complexos, por meio de amplos recursos de CAD/CAM/CAE. A simulação avançada permite responder aos desafios mais exigentes em CAE, com redução de 30% dos protótipos físicos .
  • Coordenação – O processo unificado do NX 6 viabiliza o desenvolvimento colaborativo de produtos, reduzindo o ciclo de desenvolvimento em até 20% com melhorias na eficiência do processo como a usinagem baseada em funcionalidades.
  • Produtividade – O NX 6 oferece aos engenheiros e designers maior produtividade, porque permite a reutilização da base da modelagem, melhorando o ciclo em até 40%. Com o NX 6, os engenheiros obtêm maior produtividade porque podem aproveitar dados de vários CAD nos processos de projeto, análise e fabricação, reduzindo a necessidade de monitorar o envio da informação, melhorando o tempo da análise e da fabricação.

 

Design Freedom, com tecnologia síncrona para maior flexibilidade

O NX 6 expande as funcionalidades do Design Freedom, com a nova tecnologia síncrona. O Design Freedom do NX 6 oferece novas abordagens para a criação e a edição de geometria. Esses aprimoramentos facilitam a operação com CAD para designers, engenheiros, analistas e engenheiros de manufatura, em todo o ciclo do produto.

Uma nova técnica de “seleção ativa” agrega inteligência aos projetos, quando necessário . Esses métodos avançados de seleção reconhecem automaticamente relacionamentos lógicos e funcionalidades, mesmo de dados não nativos.

“As funcionalidades do Design Freedom no NX 6 irão melhorar a capacidade dos engenheiros de lidar com modelos complexos externos não parametrizados ou muito complexos”, disse Feng Lianguo, engenheiro-chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hisense Air-Conditioner. “Podemos reaproveitar o modelo ou funcionalidade rápida e facilmente, não só a partir da versão anterior, mas também de outros softwares. Será definitivamente uma ferramenta poderosa para os nossos engenheiros, que ajudará a melhorar nosso método de modelagem.”

Além do Design Freedom, o NX 6 continua a melhorar a experiência do usuário oferecendo maior flexibilidade, graças à aprimorada interface de acordo com o perfil do usuário apresentada no NX 5. A interface de usuário do NX 6 oferece modo de tela cheia para melhor apresentação dos elementos gráficos e pop-ups customizáveis, o que agiliza a interação. O resultado é um sistema que os usuários esporádicos podem utilizar com a mesma desenvoltura de usuários de CAD mais experientes.

“A versão mais recente do NX melhora minha eficiência e produtividade. Os menus pop-up customizáveis realmente agilizam as coisas”, disse Elango Ramanathan, especialista em automação da Hughes Christensen. “Hoje, consigo ter meus comandos favoritos no mouse, sem necessidade de acessar a barra de menus. Além disso, ainda posso usar a tela inteira, o que facilita muito o trabalho com elementos gráficos mais complexos.”

 

Mais poder com simulação avançada

O NX 6 continua fundamentado na visão de Simulação do Ciclo de Vida da Siemens PLM Software, ou seja, na simulação presente em todo o ciclo de vida do produto para melhorar a qualidade do design e gerar inovação de produto. Esse lançamento inclui uma suíte completa de poderosas soluções de simulação multi-disciplinar, que atende às necessidades dos especialistas em análises CAE avançadas, bem como dos designers e engenheiros.

A simulação do NX 6 estende-se para as soluções integradas Advanced Flow e Advanced Thermal, para simulação de uma gama completa de vários elementos físicos como condução, convecção forçada e condensação. Além disso, as novas funcionalidades de correlação de modelo de FE permitem que os engenheiros de CAE validem a precisão dos resultados da simulação, comparando com as avaliações de desempenho reais dos protótipos físicos. Isso resulta em melhor tomada de decisão nos projetos, com maior nível de precisão.

“Estamos muito interessados nas novas funcionalidades CAE do NX 6”, disse Liu Liping, gerente-assistente do Departamento de CAE, do Foton Automotive Engineering Research Institute. “Particularmente, nas funcionalidades de pré e pós do NX e solver do NX Nastran®. Observamos o aprimorado modo CAD/CAE e vimos seus benefícios devido a unificação. O método e a capacidade de extração são muito bons. Iremos usar também o método ‘Virtual Mass’ para simulações de respostas no caso de recipientes de líquidos. É uma solução de contato linear efetiva e rápida para esse tipo de análise. Essas funcionalidades nos causaram excelente impressão. E estamos aguardando ansiosamente para testá-las no NX 6.”

 

Acesso global a dados gerenciados centralizadamente, para maior coordenação

O NX melhora a coordenação porque integra disciplinas CAD/CAM/CAE em todo o ciclo de vida do produto. Esse processo unificado avalia o conhecimento gerenciado de forma centralizada, agilizando assim o desenvolvimento do produto.

O conhecimento sobre o produto é utilizado nas aplicações downstream, através das informações sobre o produto e a fabricação (PMI). O NX 6 usa esses dados para melhorar substancialmente o fluxo de informação em todo o ciclo de vida, ligado à automação da programação baseada em funcionalidades do NX CAM , reduzindo o tempo de programação do NC em 20% .

Além disso, o conhecimento sobre o produto em CAE é coordenado via NX Advanced Simulation, que utiliza o novo modelo de dados CAE e CAE Assembly Product Structure disponível no Teamcenter ® para Simulação. A integração com o Teamcenter possibilita a transformação global dos processos de desenvolvimento do novo produto, incluindo a integração dos dados das ferramentas de simulação comerciais e desenvolvidas internamente.

O NX 6 também melhora a coordenação graças às funcionalidades de gerenciamento de dados mais ágeis. Esse lançamento utiliza os ganhos de desempenho mais recentes oferecidos pela nova arquitetura do Teamcenter. Isso é particularmente importante para usuários que trabalham em locais geograficamente dispersos, onde a necessidade de interação em tempo real com as informações é crítica.

Com acesso ao Geolus ® Search disponível no NX, os engenheiros hoje conseguem procurar peças comuns, de acordo com as características como tamanho e forma. Geolus Search é um mecanismo de busca 3D que identifica rapidamente peças com base em características geométricas, como forma e tamanho . Os resultados da pesquisa do Geolus podem incluir dados do NX, do JT e de outros sistemas CAD .

 

Reaproveitamento em todo o ciclo de vida melhora a produtividade

Um grande diferencial do NX em relação aos concorrentes é a sua capacidade de coletar e reaproveitar o conhecimento de CAD/CAM/CAE. O NX 6 traz novas funcionalidades que melhoram o índice de reaproveitamento e, conseqüentemente reduzem o tempo de projeto. O Design Freedom preserva a intenção do projeto em vários -CAD, permitindo que os usuários agreguem inteligência quando necessário.

“As novas funcionalidades de edição do NX 6, que permitem que você faça mudanças de maneira fácil e rápida, são realmente impressionantes”, disse Danila Marco, gerente de portfólio de CAD-CAM da Avio S.p.A. “Basta modificar os dados importados de outros sistemas CAD, sem necessidade de conhecer o histórico. Além disso a integração do formato com JT é um passo à frente no tratamento de grandes composições e a nova interface é bastante intuitiva e atrativa.”

Além disso, o NX 6 suporta um novo fluxo de trabalho chamado de “scrapbook modeling”, que permite que o usuário recorte, copie e cole seções de um modelo para melhor aproveitamento da geometria. Isso reduz os esforços de preparação de modelo em até 70% .

Além do reaproveitamento do conhecimento do produto no design, o NX permite que a fabricação também reaproveite processos, contribuindo para reduzir os ciclos de produção. Por exemplo, o novo Machining Knowledge Database do NX 6 armazena processos de usinagem baseados em funcionalidades para dar suporte à automação da programação e compartilhamento de melhores práticas. Os kits de ferramentas internos também agilizam a implementação.

 

Disponibilidade

O NX 6 estará disponível a partir de 30 de junho. Para o guia completo sobre as novidades, acesse www.siemens.com/plm/nx6 .

 

Sobre a Siemens PLM Software

A Siemens PLM Software, unidade de negócios da Divisão de Automação Industrial da Siemens, é líder no fornecimento global de software e de serviços de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM), com 5,9 milhões de postos de trabalho e 56 mil clientes em todo o mundo. Com sede em Plano, no Texas, as soluções abertas de software corporativo da Siemens PLM possibilitam um mundo onde as organizações e seus parceiros colaboram através de uma rede de inovação global, para a oferta de produtos e serviços de primeira linha. Para mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, acesse www.siemens.com/plm

 

Sobre a Divisão de Automação Industrial da Siemens

A Divisão de Automação Industrial da Siemens (sediada em Nuremberg, Alemanha), parte do Setor Industrial da Siemens, é líder mundial nos segmentos de sistemas de automação, switchgear de baixa voltagem e software industrial. Seu portfólio abrange de produtos padrão para os nichos de manufatura e de processos, a soluções para indústrias complexas que englobam a automação de completas unidades de produção automobilística e a indústria química. Como uma fornecedora líder de software, a Automação Industrial otimiza toda a cadeia de valor agregado dos fabricantes – do design e desenvolvimento de produtos à sua produção, vendas e uma ampla gama de serviços de manutenção.

 

# # #

Obs: Siemens e seu logo são marcas comerciais registradas da Siemens AG. Teamcenter, NX, Solid Edge, Femap, CAM Express e Velocity Series são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da Siemens Product Lifecycle Management Software Inc., ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.Todas as outras marcas comerciais, marcas comerciais registradas ou marcas de serviços, pertencem a seus respectivos proprietários.

 

Informações para Imprensa Siemens PLM Software:
Karina Lotze/Fabiana Jacomini
(11) 3062-5439
karina@smartci.com.br
fabiana@smartci.com.br