Ir para o Conteúdo

07 October 2009

A Siemens PLM Software Fornece o NX 7.0 Com "HD3D" e Aprimoramentos na Tecnologia Síncrona

PARIS e PLANO, Texas, 07 de outubro de 2009 - Siemens PLM Software, unidade de negócios da Siemens Industry Automation Division e líder em fornecimento global de software e serviços de PLM (gerenciamento do ciclo de vida do produto), anunciou o lançamento da nova versão do softwareNX™, a solução para desenvolvimento digital de produtos da empresa. Com o NX 7.0, a Siemens PLM Software apresenta o HD3D, um ambiente visual aberto e intuitivo para ajudar as equipes globais de desenvolvimento de produtos a compreender o valor das informações do PLM e melhorar significativamente sua capacidade de tomar decisões eficientes sobre produtos.
Além disso, o NX 7.0 inclui melhorias da tecnologia síncrona – o amplamente aclamado software de produtividade (CAD/CAM/CAE) para projeto, manufatura e análise de engenharia assistido por computador, apresentado pela Siemens PLM Software no ano passado – que irá acelerar ainda mais as várias fases de desenvolvimento de produtos e expandirá a capacidade do NX de trabalhar de maneira eficiente com dados de aplicativos CAD de terceiros.

O anúncio do NX 7.0 foi feito em Paris, na conferência anual de usuários Siemens PLM Connection Europe.

“Nossa apresentação da tecnologia síncrona e sua implementação no NX foi muito bem recebida, não apenas pela grande maioria de especialistas e analistas do setor de CAD/CAM/CAE, mas também pelas empresas que o implementaram para impulsionar sua produtividade de projeto”, disse Joan Hirsch, vice-presidente de Soluções de Projeto de Produtos, Siemens PLM Software.
“O lançamento de hoje do NX 7.0 baseia-se nessa liderança de produtividade com a inclusão de novas funcionalidades significativas da tecnologia síncrona e da apresentação fantástica do HD3D, um ambiente inovador que aceitará dados de várias origens para definir um novo padrão de análise visual de “alta definição” no desenvolvimento de produtos”, explica Hirsch.

A necessidade de informações visuais

A globalização e o aumento da regulamentação, além da crescente sofisticação dos produtos manufaturados, criou um processo complexo de desenvolvimento de produtos para empresas do mundo inteiro. Centenas de decisões precisam ser tomadas durante todo o desenvolvimento do produto com base nas informações existentes em vários formatos e locais e que geralmente são criadas por aplicativos de software de diversos fornecedores. A velocidade e a precisão com as quais essas decisões podem ser tomadas influenciam muito o sucesso da empresa.

Uma maneira rápida e eficiente de superar esses obstáculos é usar informações visuais como uma forma de comunicação. Com isso, o campo de atuação fica nivelado a todos os participantes”, disse Joe Barkai, Diretor de Práticas de Estratégias de Ciclos de Vida de Produtos da IDC Manufacturing Insights. “Um processo colaborativo de tomada de decisão e ferramentas assistidas visualmente que suportam o processo são essenciais para decisões rápidas, com base em informações confiáveis. Usar essas ferramentas facilitará a comunicação e a compreensão, e aumentará a fidelidade de decisões fundamentadas em toda a empresa”.

Um novo paradigma de análise visual

A introdução do HD3D no NX 7.0 faz parte da abordagem abrangente da Siemens PLM Software para estabelecer um novo paradigma de análise visual. O HD3D é um ambiente visualmente rico para trabalhar com praticamente qualquer tipo de dados PLM. Esse ambiente será comum aos softwares NX eTeamcenter®, portfólio da Siemens PLM Software líder da indústria para o  gerenciamento de ciclo de vida digitail. Além disso, sua arquitetura aberta também permitirá a integração com vários aplicativos de terceiros.

O HD3D expande o poder do NX e do Teamcenter para fornecer de forma visual as informações que as empresas precisam para entender, colaborar e tomar decisões nos atuais ambientes de desenvolvimento de produtos heterogêneos e distribuídos de maneira global. O HD3D fornece uma maneira simples e intuitiva de reunir, organizar e apresentar informações sobre o produto, onde elas podem ser aplicadas imediatamente a tomadas de decisões importantes.A implementação do HD3D no NX 7.0 permitirá que os usuários indaguem e avaliem o projeto dos produtos de maneira visual, com base em qualquer tipo de dados rastreados no Teamcenter ou no NX, como status de lançamento, limites de peso, tipo de material, status da entrega, etc.

For example, an NX 7.0 user could run a report looking for parts that are currently in development and registered as on-schedule or late. The 3D NX model of the product will visually highlight all of the parts that are more than one week late and a cause for concern. Interactive tags are displayed on the screen and can be selected to navigate into more detailed information. With potentially thousands of parts in a given product, this visual feedback and interactive work environment eliminates the need to sort through written bills-of-materials and status reports to manually interpret where issues exist and what action to take.

In addition to this visual analytics capability based on PLM data, HD3D will be implemented within NX 7.0 Check-Mate, a standards-based checking application that ensures compliance with design criteria, consistency in CAD model file structure and adherence to a variety of corporate and industry standards. HD3D will enhance validation tools within Check-Mate with a new visual user interface for analyzing and reporting issues. Similar to the above example, the new environment improves decision making during product validation by providing an intuitive, visual means of viewing Check-Mate results and evaluating issues.

Expandindo a liderança em tecnologia síncrona

O Dr. Ken Versprille, Diretor de Pesquisas de PLM da empresa de análises de setor CPDA, refere-se à tecnologia síncrona como “um dos avanços técnicos mais importantes e inovadores em modelagem sólida 3D em mais de vinte anos”. O NX 7.0 baseia-se em sua forte posição de liderança em produtividade e flexibilidade de modelagem com mais aprimoramentos da tecnologia síncrona com o objetivo de aumentar a eficiência, melhorar a reutilização de dados herdados e expandir a interoperabilidade com vários sistemas CAD de terceiros.

  • A criação mais rápida de geometrias e as ferramentas de edição aceleram ainda mais diversas tarefas associadas à criação e à modificação de projetos. A intenção do projeto é aplicada e preservada no momento da alteração e a edição confiável elimina falhas de atualização e longos períodos de reprodução.
  • O novo potente recurso de padrão síncrono remove a necessidade de entender a abordagem de criação original ao trabalhar com modelos CAD herdados e recursos expandidos para recortar, copiar, colar e espelhar para melhorar ainda mais a produtividade. Isso facilita a adaptação de novos projetos de modelos mais antigos e economiza tempo e despesas significativas com a reutilização melhorada dos dados de projeto.
  • Novas ferramentas de “limpeza” permitem editar modelos importados de sistemas CAD de terceiros com mais facilidade e rapidez. O reconhecimento automático e semiautomático de combinações e chanfros cria e mantém relacionamentos para dois dos recursos de manufatura mais comuns, ao passo que as opções de conserto automático e manual, juntamente com a capacidade de mesclar geometria segmentada, removem lacunas indesejadas e consertam geometrias não correspondentes.

As melhorias da tecnologia síncrona no NX 7.0 afetam todos os aspectos do CAD/CAM/CAE. Além da influência óbvia na produtividade para projetistas de produtos, a nova funcionalidade beneficia significativamente outros membros da equipe de desenvolvimento que trabalham com dados CAD, incluindo analistas e engenheiros de manufatura. Esses indivíduos trabalham principalmente com modelos 3D criados por outra pessoa e frequentemente usam aplicativos CAD de terceiros.

A tecnologia síncrona abre uma gama de novas oportunidades para usuários de CAE e CAM usarem geometria CAD diretamente de qualquer origem. A interface de fácil utilização do NX 7.0 permite que os usuários modifiquem rapidamente modelos 3D para atender às suas necessidades específicas, permitindo que eles agreguem valor ao se concentrarem em suas respectivas áreas de conhecimento. A combinação do NX e tecnologia síncrona estabelece um novo paradigma de modelagem em todo o ciclo de vida do produto.

“Substituímos nosso antigo sistema CAD 3D pelo NX devido à sua capacidade superior de permitir a manipulação fácil e flexível de geometrias não paramétricas”, disse Markus Pichler, Gerente de Desenvolvimento de Produtos, BWT AG. “Acreditamos que os recursos melhorados da tecnologia síncrona no NX 7.0, com suas novas opções de ajuste de geometrias, estenderão ainda mais nossa capacidade de editar rapidamente dados CAD de terceiros e herdados, proporcionando uma enorme economia de tempo e simplificando ainda mais nossa cadeia de suprimentos.

Sobre a Siemens PLM Software

A Siemens PLM Software, unidade de negócios da Divisão de Indústria da Siemens, é líder no fornecimento global de software e de serviços de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM), com 6 milhões de usuários licenciados e 56 mil clientes em todo o mundo. Com sede em Plano, no Texas, a Siemens PLM Software trabalha em colaboração com as empresas para fornecer soluções abertas que ajudam a transformar idéias em produtos bem-sucedidos. Para mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, acesse www.siemens.com/plm.

Sobre a Divisão de Automação Industrial da Siemens

A Divisão de Automação Industrial da Siemens (sediada em Nuremberg, Alemanha), parte do Setor Industrial da Siemens, é líder mundial nos segmentos de sistemas de automação, switchgear de baixa voltagem e software industrial. Seu portfólio abrange de produtos padrão para os nichos de manufatura e de processos, a soluções para indústrias complexas que englobam a automação de completas unidades de produção automobilística e a indústria química. Como uma fornecedora líder de software, a Automação Industrial otimiza toda a cadeia de valor agregado dos fabricantes – do projeto e desenvolvimento de produtos à sua produção, vendas e uma ampla gama de serviços de manutenção. Com cerca de 42.900 funcionários em todo o mundo, a Divisão de Automação Industrial da Siemens registrou, no ano fiscal de 2008, EUR $ 8,7 bilhões em vendas.


Obs.: Siemens e seu logo são marcas comerciais registradas da Siemens AG.  Teamcenter, Tecnomatix, Jack e FactoryCAD são marcas comerciais ou marcas registradas da Siemens Product Lifecycle Management Software Inc., ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. Todas as outras marcas comerciais, marcas registradas ou marcas de serviços, pertencem a seus respectivos proprietários.

Contato Principal

Aline Brandolise /Sharon Woiler
(11) 3376-5004
karina@smartci.com.br