Ir para o Conteúdo

23 June 2009

Siemens PLM Software Lança o Teamcenter 8, Impulsionando a Produtividade ao Longo do Ciclo de Vida do Produto

PLANO, Texas, 23 de junho de 2009 - ASiemens PLM Software, uma unidade de negócios da Divisãode Automação Industrial da Siemense um dos grandes nomes em software e serviços para o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos (PLM), anuncia hoje a mais recente versão do softwareTeamcenter®, sistema de PLM mais utilizado em todo o mundo. A versão Teamcenter 8 enfoca a produtividade do indivíduo, da aplicação e da Tecnologia da Informação (TI), com uma grande variedade de recursos aperfeiçoados, bem como novo suporte para soluções IBM, incluindo DB2® Information Manager, WebSphere® Application Server, Tivoli® Access Manager, Tivoli Storage Manager e Rational® ClearCase®.  Com o Teamcenter como fonte unificada de informações sobre produtos e processos, indivíduos e equipes podem tornar-se mais produtivos em tempo integral e de qualquer parte do mundo.

“Reconhecemos que, com as atuais dificuldades no ambiente de negócios, o foco dos nossos clientes na produtividade está mais forte do que nunca”, afirma Steve Bashada, vice-presidente de Aplicativos Teamcenter da Siemens PLM Software. “Como resultado, as atualizações do Teamcenter 8 estão focadas em três áreas – produtividade individual, produtividade da aplicação e produtividade de TI – que acreditamos irão realmente auxiliar nossos clientes a atingir seus objetivos de negócio. E, com o anúncio de nossa aliança com a IBM na semana passada e o suporte às suas tecnologias, juntamente com a melhor integração do Teamcenter 8 com o pacote Microsoft Office, estamos assegurando que a produtividade esteja disponível em qualquer ambiente que nossos clientes escolham implementar.”

Produtividade Individual

O Teamcenter foi desenhado, desde o início, para possibilitar ao indivíduo produzir mais em menos tempo. O Teamcenter 8 amplia a produtividade individual na medida em que permite ao usuário interagir com a solução a partir das ferramentas e processos que ele usa diariamente.

O Teamcenter passa a incluir uma interface estendida com o Microsoft® Outlook® e atinge um grau inigualável de integração com o pacote Microsoft Office™ 2007. O Teamcenter 8 adiciona uma “faixa” à barra de ferramentas do Microsoft Office, facilitando a interação com informações do produto diretamente a partir do Word, Excel®, Outlook e PowerPoint®. O Teamcenter 8 embute uma “Lista de Tarefas do Teamcenter” dentro do Outlook, permitindo ao usuário gerenciar sua agenda, seus fluxos de trabalho e alterações de projetos de engenharia importados do Teamcenter a partir do mesmo aplicativo do Office que ele usa diariamente. E, utilizando-se o Microsoft Outlook, Word e Excel como interfaces “ao vivo” para criar e editar informação no Teamcenter, torna-se mais fácil estender o acesso ao PLM para uma base maior de usuários das áreas técnica e administrativa.

Não importa se a empresa utiliza software de desenho mecânico, elétrico ou uma solução interna, ou ainda uma combinação dos três, o Teamcenter pode ajudar a encurtar o ciclo de desenvolvimento de produto ao melhorar a colaboração e tornar a documentação de projeto mais facilmente acessível, segura e reutilizável. A integração do Teamcenter 8 com ferramentas de layout físicas ou de captura lógica do Mentor Graphics, Cadence, Intercept e Altium é suportada pelos menus do Teamcenter embutidos nessas soluções do tipo Electronic Computer-Aided Design (ECAD). O usuário pode salvar arquivos de desenho e realizar operações de check-in e check-out a partir do próprio aplicativo ECAD. Também é possível acessar componentes aprovados, preencher listas de componentes elétricos (BOMs), compartilhar dados de fabricação e montagem, e criar e gerenciar outros tipos de arquivos de dados derivados do ECAD.

Quando a implementação de menus embutidos não é possível ou pouco prática, como no caso de ferramentas desenvolvidas pelo cliente ou de terceiros, o Teamcenter fornece um novo gateway de integração com ferramentas de Electronic Design Automation (EDA). O aplicativo gateway usa uma interface de usuário baseada em um menu e arquivos de configuração customizáveis que permitem gerar funções de acesso a arquivos e gerenciamento de dados com a mesma facilidade dos menus embutidos em aplicativos ECAD.
O Teamcenter integra-se a uma grande variedade de ferramentas de desenvolvimento de software, incluindo uma nova integração certificada com a solução “IBM Ready for Rational” da ClearCase para acoplar firmemente a Gestão do Ciclo da Aplicação (ALM) com a Gestão do Ciclo do Produto (PLM).

Outras funcionalidades do Teamcenter 8 que impactam a produtividade individual incluem melhorias no fluxo de trabalho para participantes dinâmicos, rodadas de feedback e operações assíncronas conjugadas com o gerenciamento de alterações e de problemas.

Produtividade da Aplicação

Com sua arquitetura unificada e seu pacote robusto de aplicativos, o Teamcenter permite às empresas implementar o PLM de ponta a ponta com a adoção de um amplo portfólio de módulos perfeitamente integrados para melhorar a eficiência em cada estágio do ciclo de vida de um produto. A produtividade da aplicação no Teamcenter 8 soma duas novas soluções de aplicativos e novas soluções voltadas a indústrias, bem como centenas de novas funcionalidades ao longo de todo o portfólio. O Teamcenter 8 agora inclui soluções para Gerenciamento de Conteúdo e Documentação e Gerenciamento de Fórmulas, Embalagens e Marcas.

A nova solução para Gerenciamento de Conteúdo e Documentação, com sua integração avançada com o Microsoft Office 2007, oferece suporte aperfeiçoado para gestão de templates, menus de PLM embutidos e conversão automática para padronizar processos de documentação, melhorar a produtividade do usuário e reduzir custos com treinamento. O ambiente estruturado SGML/XML de criação e publicação de documentos inclui suporte para o padrão independente de publicações técnicas S1000D com o objetivo de sincronizar a documentação e o desenvolvimento e permitir a reutilização, a tradução e a atribuição de novas finalidades através de publicação de múltiplas versões.

A introdução da solução para Gerenciamento de Fórmulas, Embalagens e Marcas no Teamcenter 8 foi projetada para trazer vantagens ao negócio das empresas de manufatura e da indústria de bens de consumo. Essa nova solução ajuda as organizações a eliminar o uso inconsistente de marcas, melhorar a comunicação e facilitar o crescimento das marcas por meio de ferramentas de gestão do conhecimento. As ferramentas de gerenciamento de fórmulas incluem a decomposição de fórmulas e receitas, bem como funcionalidades de autoria de fórmulas para agregar silos de informação em uma fonte unificada. O gerenciamento de embalagens e artes finais permite a rastreabilidade por meio de requerimentos e visibilidade de todas as informações correlacionadas para minimizar erros e recalls. E, finalmente, o gerenciamento global de especificações reduz inconsistências e retrabalho, facilitando execução sincronizada e visualização do impacto das alterações.

Além dessas novas soluções, o Teamcenter 8 também traz ferramentas leves para colaboração com fornecedores, gerenciamento avançado de requisições e projetos, e novas soluções voltadas aos segmentos Aeroespacial & Defesa, CPG e Equipamentos Médicos, e ainda centenas de atualizações.

Produtividade da Tecnologia da Informação

Como uma solução de PLM testada e construída com tecnologia aberta, de escalabilidade incomparável, o Teamcenter melhora a produtividade de TI ao aumentar o retorno sobre o investimento em tecnologia. A Plataforma de Serviços de Expansibilidade do Teamcenter permite às empresas extrai valor sobre o investimento de maneira rápida e com eficiência em custos. Ela inclui serviços de configuração para que o Teamcenter possa ser facilmente customizado para um determinado negócio sem os altos custos de desenvolvimento de software sob medida; serviços de conexão para que a solução possa ser perfeitamente integrada com outros aplicativos de negócios (incluindo ERP e outras instalações do Teamcenter), de maneira a facilitar os processos administrativos em toda a empresa; e serviços de customização para que o Teamcenter possa ser estendido com programas que comportem manutenção e upgrades e atendam a necessidades específicas do negócio.

Com sua arquitetura flexível de quatro camadas orientada a serviços (SOA), o Teamcenter pode ser utlizado eficazmente tanto em pequenas empresas como nas grandes organizações globais. Para garantir essa flexibilidade, o Teamcenter opera em uma grande variedade de ambientes de TI, incluindo nesta versão, pela primeira vez, o IBM middleware software. Como parte da aliança global entre a IBM e a Siemens PLM Software anunciada em 15 de junho, o Teamcenter 8 está agora disponível na plataforma IBM e torna-se assim a primeira solução PLM no mundo a alcançar usuários pré-configurados com IBM DB2 Information Manager e WebSphere Application Server (WAS). Para as empresas que preferem a plataforma IBM, o Teamcenter fornece uma solução fácil de implementar, desenhada para reduzir os custos de PLM e impulsionar a produtividade de TI para qualquer tamanho de empresa. Além de DB2 e WAS, o Teamcenter trabalha com o Tivoli Storage Manager, Tivoli Access Manage e Rational ClearCase da IBM.

“Ao adicionar o suporte para DB2 e WebSphere, a Siemens PLM Software continua a expandir a base de clientes potenciais para seu software de PLM, já amplamente adotado”, comenta Ken Amann, Diretor de Pesquisa da CIMdata.  “A combinação da consultoria IBM e a expertise em serviços e presença de Mercado da Siemens PLM irá criar valor para o negócio de seus clientes.”

O Teamcenter 8 também endereça a produtividade de TI com melhorias de performance no carregamento do sistema de gerenciamento de arquivos (FMS) em diferentes instalações. Essas funcionalidades melhoradas garantem armazenamento seguro de arquivos para reduzir o tempo de transferência e manter dados relevantes do produto sincronizados em múltiplas localidades.

O Teamcenter 8 já está disponível. Para mais informações, visite www.siemens.com/teamcenter.

Sobre a Siemens PLM Software

A Siemens PLM Software, unidade de negócios da Divisão de Indústria da Siemens, é líder no fornecimento global de software e de serviços de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM), com 6 milhões de usuários licenciados e 56 mil clientes em todo o mundo. Com sede em Plano, no Texas, a Siemens PLM Software trabalha em colaboração com as empresas para fornecer soluções abertas que ajudam a transformar idéias em produtos bem-sucedidos.Para mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, acesse www.siemens.com/plm.

Sobre a Divisão de Automação Industrial da Siemens

A Divisão de Automação Industrial da Siemens (sediada em Nuremberg, Alemanha), parte do Setor Industrial da Siemens, é líder mundial nos segmentos de sistemas de automação, switchgear de baixa voltagem e software industrial. Seu portfólio abrange de produtos padrão para os nichos de manufatura e de processos, a soluções para indústrias complexas que englobam a automação de completas unidades de produção automobilística e a indústria química. Como uma fornecedora líder de software, a Automação Industrial otimiza toda a cadeia de valor agregado dos fabricantes – do design e desenvolvimento de produtos à sua produção, vendas e uma ampla gama de serviços de manutenção. Com cerca de 42.900 funcionários em todo o mundo, a Divisão de Automação Industrial da Siemens registrou, no ano fiscal de 2008, EUR $ 8,7 bilhões em vendas.


Obs.: Siemens e seu logo são marcas comerciais registradas da Siemens AG.  Teamcenter é uma marca registrada da Siemens Product Lifecycle Management Software Inc., ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. DB2, WebSphere, Tivoli, Rational e ClearCase são marcas comerciais ou marcas registradas da International Business Machines Corporation. Microsoft, Outlook, Excel, PowerPoint e Microsoft Office são marcas comerciais ou marcas registradas da Microsoft Corporation. Todas as outras marcas comerciais, marcas registradas ou marcas de serviços, pertencem a seus respectivos proprietários.

Contato Principal

Aline Brandolise / Sharon Woiler
Smart (11) 3376-5004
aline@smartci.com.br