Ir para o Conteúdo

23 June 2009

Siemens PLM Software Lança Tecnomatix 9 Para Aumentar a Produtividade no Planejamento e na Fabricação

PLANO, Texas, 23 de junho de 2009 - ASiemens PLM Software, uma unidade de negócios da Divisãode Automação Industrial da Siemense um dos grandes nomes em software e serviços para o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos (PLM), anuncia hoje a mais recente versão do softwareTecnomatix®, uma suíte digital completa para a fabricação de produtos. Numerosos recursos aperfeiçoados em todo o Tecnomatix 9 – além de várias novas funcionalidades em áreas como planejamento de processos, simulação robótica e comissionamento – criam uma solução cujo objetivo é auxiliar as empresas a otimizar sua produtividade no planejamento e na fabricação.

“Para reagir às mudanças no mercado e preparar-se para oportunidades durante períodos de recessão econômica, as empresas precisam desenvolver novos produtos com rapidez, mas sem perder a alta qualidade”, afirma Ziyon Amram, vice-presidente de Soluções Digitais para Fabricação da Siemens PLM Software. “As várias atualizações e novas funcionalidades do Tecnomatix 9 foram desenhadas para ajudar as organizações a aumentar a produtividade tanto no planejamento como na fabricação, resultando em otimização do produto, redução de custos e eficiência na reconfiguração de sistemas para atender as necessidades de um mercado em constante mudança.”

Produtividade no Planejamento

O portfólio Tecnomatix, que agrega novas capacidades a esta nova versão, facilita a engenharia colaborativa e aumenta a produtividade dos responsáveis pelo planejamento de fabricação em seu esforço para levar produtos ao mercado de maneira mais rápida.

O Tecnomatix também alavanca o software Teamcenter®, portfólio da Siemens PLM Software para gerenciamento digital do ciclo de vida de produto, formando uma plataforma integrada para o planejamento da fabricação, desde a criação de processos até a simulação e documentação. Os recursos aperfeiçoados no Tecnomatix 9 suportam conceitos como reutilização de melhores práticas e padronização, e agregam ferramentas que ajudam a gerenciar complexidades, como o gerenciamento de alterações. Essas ferramentas ajudam a aumentar a produtividade no planejamento e possibilitam aos usuários fazer mais com menos.

Uma das principais maneiras pelas quais o Tecnomatix 9 ajuda as empresas a impulsionar a produtividade é através de várias novas funcionalidades criadas para automatizar diferentes tarefas de planejamento. Por exemplo, uma nova função permite a rápida criação e exploração de sequenciamentos alternados de montagem e desmontagem para otimizar essa tarefa e economizar tempo na criação de documentação de montagem. Outro recurso usa um tipo avançado de descrição de tarefa para manipular o modelo humanoJack® doTecnomatix em ambientes virtuais 3D. Essa funcionalidade pode reduzir significativamente o tempo necessário para um estudo de simulação, permitindo a avaliação de vários cenários potenciais envolvendo a simulação de humanos num ambiente de fabricação ou manutenção.

O Tecnomatix 9 inclui várias atualizações adicionais, desenhadas para aumentar a produtividade no planejamento e melhorar a usabilidade, além de uma nova biblioteca de ferramentas de fabricação. O Tecnomatix oferece ainda uma integração mais firme com o Teamcenter, possibilitando uma perfeita colaboração de dados de fabricação entre os aplicativos Tecnomatix e o backbone do Teamcenter PLM.

O Tecnomatix 9 aproxima o planejamento e a produção, e ajuda a diminuir a distância entre o virtual e o real. O software introduz uma nova solução para Planejamento Dimensional & Validação (DPV). O DPV permite capturar grandes quantidades de dados as-built a partir de instrumentos de medição no chão da oficina e gerenciá-los dentro do Teamcenter. Os projetistas de produto e os engenheiros de produção podem alavancar funções poderosas de busca e análise para avaliar e comparar dados de qualidade provenientes de diferentes plantas e, assim, otimizar produtos e processos.

“Com a solução Tecnomatix, conseguimos introduzir um sistema de planejamento totalmente integrado em nossa companhia,” explica Roland Weisser, gerente de fábrica da ebm-papst St. Georgen GmbH & Co. KG.  “Do projeto e planejamento até o estágio de pós-vendas, somos capazes de mapear o ciclo de produção inteiro. Os dados de planejamento podem ser reutilizados a qualquer momento, e os responsáveis pelo planejamento da produção conseguem acessar a documentação existente para determinado processo e determinada máquina ou sistema.”

Produtividade na Fabricação

Além de endereçar o processo de planejamento, o Tecnomatix 9 também contém múltiplas novas funcionalidades e atualizações focadas em produtividade na fabricação. Esses recursos reforçam o poder do Tecnomatix de auxiliar empresas a otimizar virtualmente seus processos de fabricação, com ferramentas de software desenhadas para maximizar a produtividade de linhas existentes e facilitar o comissionamento de novas.

Na área de simulação robótica, o Tecnomatix 9 oferece uma série de novas capacidades, incluindo uma nova função de planejamento automático de trajeto que reduz significativamente o esforço de programação offline de robôs. Além disso, o recurso de comissionamento virtual do Tecnomatix permite testar programas de controle de PLC reais em comparação com linhas de produção virtuais, e podem levar a uma redução dramática no tempo de comissionamento no chão da oficina. Mais ainda, bibliotecas padronizadas de componentes inteligentes diminuem bastante o tempo e esforço dedicados a projetos de comissionamento virtual, ao eliminar o prazo necessário para criar manualmente definições lógicas a partir do zero.

“O comissionamento virtual traz benefícios reais e tangíveis e endereça uma das questões fundamentais da fabricação: levar o produto ao mercado de maneira rápida e competitiva”, comenta Dick Slansky, analista sênior de PLM do ARC Advisory Group. “Com o lançamento do Tecnomatix 9, a Siemens PLM Software continua a abordar o PLM e a fabricação digital de uma forma holística e integrada, consistente com as necessidades de seus clientes. O comissionamento virtual representa um dos retornos imediatos da tecnologia Tecnomatix e oferece uma proposta de valor concreta. Muitos fabricantes verão que os benefícios potenciais já disponíveis são uma forte razão para adotar essa tecnologia imediatamente.”

O Tecnomatix 9 permite às empresas impulsionar a produtividade na fabricação em diversas áreas do ambiente de manufatura, como o layout da fábrica e utilização do espaço, fluxos de trabalho manuais e fluxo de materiais.

  • Modelos humanos digitais mais realísticos melhoram os estudos ergonômicos e ajudam na detecção precoce e correção de eventuais falhas.
  • Uma funcionalidade aperfeiçoada para gestão e análise do tempo inclui a habilidade de identificar tarefas de valor agregado versus tarefas de menor valor.
  • A integração mais firme entre o Teamcenter e a soluçãoFactoryCAD® do Tecnomatix melhora a gestão e a colaboração de dados de projeto de fábricas.
  • Múltiplas atualizações no aplicativoTecnomatix Plant Simulationaperfeiçoam a capacidade do usuário de reduzir estoques, detectar potenciais gargalos, otimizar o fluxo de materiais e rapidamente modelar até mesmo os mais complexos ambientes.

“Os aplicativos de simulação e comissionamento virtual do Tecnomatix nos possibilitam identificar potenciais falhas em um ambiente digital antes que eles se tornem problemas dispendiosos no chão de fábrica,” afirma Jordan Merhib, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Applied Manufacturing Technologies, Inc. “O Tecnomatix nos permite ajudar nossos clientes a evitar vários problemas que levariam à perda de prazos de entrega e de receitas. Temos certeza de que obteremos vantagens a partir de várias novas funcionalidades do Tecnomatix 9 para continuar melhorando a produtividade de nossos clientes.”

O Tecnomatix 9 já está disponível.Para mais informações, visitewww.siemens.com/tecnomatix.

Sobre a Siemens PLM Software

A Siemens PLM Software, unidade de negócios da Divisão de Indústria da Siemens, é líder no fornecimento global de software e de serviços de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM), com 6 milhões de usuários licenciados e 56 mil clientes em todo o mundo. Com sede em Plano, no Texas, a Siemens PLM Software trabalha em colaboração com as empresas para fornecer soluções abertas que ajudam a transformar idéias em produtos bem-sucedidos.Para mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, acessewww.siemens.com/plm.

Sobre a Divisão de Automação Industrial da Siemens

A Divisão de Automação Industrial da Siemens (sediada em Nuremberg, Alemanha), parte do Setor Industrial da Siemens, é líder mundial nos segmentos de sistemas de automação, switchgear de baixa voltagem e software industrial. Seu portfólio abrange de produtos padrão para os nichos de manufatura e de processos, a soluções para indústrias complexas que englobam a automação de completas unidades de produção automobilística e a indústria química. Como uma fornecedora líder de software, a Automação Industrial otimiza toda a cadeia de valor agregado dos fabricantes – do design e desenvolvimento de produtos à sua produção, vendas e uma ampla gama de serviços de manutenção. Com cerca de 42.900 funcionários em todo o mundo, a Divisão de Automação Industrial da Siemens registrou, no ano fiscal de 2008, EUR $ 8,7 bilhões em vendas.


Obs.: Siemens e seu logo são marcas comerciais registradas da Siemens AG.  Teamcenter, Tecnomatix, Jack e FactoryCAD são marcas comerciais ou marcas registradas da Siemens Product Lifecycle Management Software Inc., ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. Todas as outras marcas comerciais, marcas registradas ou marcas de serviços, pertencem a seus respectivos proprietários.

Contato Principal

Aline Brandolise / Sharon Woiler
Smart (11) 3376-5004
aline@smartci.com.br