1. Home
Comunicado de Imprensa

Siemens adquire software FORAN e expande os recursos de projetos de engenharia naval

20 de julho de 2021
Plano, TX, USA

O software FORAN será adicionado ao portfólio Xcelerator da Siemens, oferecendo um portfólio abrangente e integrado de software e serviços para todos os aspectos do ciclo de vida do navio, desde o projeto conceitual até a produção, operação e gerenciamento otimizado do ciclo de vida do serviço.
  • A Siemens adicionará o software FORAN para projetos de engenharia naval ao seu portfólio Xcelerator de software e serviços integrados, ajudando os clientes deste setor a adotar a tecnologia de gêmeo digital abrangente no projeto e na construção de navios
  • A adição do FORAN, um dos sistemas de projeto e construção de navios mais comercializados na indústria naval de todo o mundo, permite que a Siemens ajude seus clientes navais na transformação digital, com foco no cumprimento das metas de sustentabilidade e do modelo Shipyard 4.0

A Siemens Digital Industries Software anunciou hoje que assinou um acordo com a empresa multinacional espanhola SENER, líder em engenharia e tecnologia, para a aquisição de seu software FORAN. O FORAN é um software CAD/CAE/CAM para projeto, construção e engenharia de navios e estruturas marítimas. A incorporação do FORAN e de sua equipe à Siemens, além de seu portfólio de clientes, traz experiência e conhecimento abrangente sobre projetos comerciais complexos do setor naval, padrões da indústria de defesa e conformidade com os regulamentos. O Grupo SENER manterá e fortalecerá sua tradicional divisão de negócios de engenharia naval, oferecendo serviços de projeto, engenharia e consultoria para diversos tipos de navios e embarcações offshore.

O software FORAN será adicionado ao portfólio Xcelerator da Siemens, oferecendo um portfólio abrangente e integrado de software e serviços para todos os aspectos do ciclo de vida do navio, desde o projeto conceitual até a produção, operação e gerenciamento otimizado do ciclo de vida do serviço.

“A aquisição do software FORAN aprimora nosso gêmeo digital para o setor naval, adicionando recursos superiores à nossa solução integrada de thread digital de projeto e engenharia de navios”, disse Tony Hemmelgarn, CEO e presidente da Siemens Digital Industries Software. “Com o conhecimento da equipe e as ferramentas completas do FORAN combinadas ao portfólio do Xcelerator, poderemos oferecer aos clientes de construção naval um controle melhor de seu processo de projeto e fabricação de navio durante a transição para o modelo Shipyard 4.0.”

No contexto atual de transição para navios sustentáveis, os projetos precisam inovar com rapidez e entregar navios ecológicos, que atendam aos rigorosos regulamentos ambientais e de segurança. Com a complexidade do projeto e construção de navios atingindo níveis sem precedentes, os riscos e as ineficiências do atual processo de projeto e fabricação precisam ser minimizados. O software é fundamental para otimizar este processo, reduzir custos e aumentar a produtividade sem comprometer a qualidade. 

“Com mais de 150 clientes de estaleiros e escritórios de projetos em 40 países, a tecnologia FORAN ajudará a Siemens em seu apoio a clientes de toda a indústria naval. Além disso, o alcance global da Siemens e a integração da equipe FORAN ao pessoal da Siemens vão garantir a continuidade dos atuais clientes FORAN e melhorias nos serviços prestados com uma visão estratégica de desenvolvimento contínuo”, disse Gabriel Alarcón, diretor-gerente de SENER Engineering. “Esta transação permite que a família de produtos FORAN cresça com a expansão da presença da Siemens em software industrial.”

A aquisição do FORAN pela Siemens deve ser concluída no quarto trimestre de 2021. Os termos da transação não foram divulgados.

A SENER é um grupo privado de engenharia e tecnologia fundado em 1956, que fornece aos seus clientes as mais avançadas soluções tecnológicas, com reconhecimento internacional graças à sua independência e ao compromisso com a inovação e qualidade. A SENER tem 2.350 funcionários em seus centros localizados nos cinco continentes.

A SENER mantém suas próprias atividades aeroespaciais e de engenharia, além de participações industriais em empresas da área de energia atuando por meio da SENER Renewable Investments. A SENER Aeroespacial tem mais de 50 anos de experiência; além disso, é um fornecedor de classe mundial para os setores espacial, defesa e ciência. A SENER Engineering tornou-se uma empresa de referência mundial nos setores naval, de infraestrutura e energia.

A Siemens Digital Industries Software promove a transformação para empresa digital, onde os projetos de engenharia, manufatura e eletrônicos serão elaborados em conjunto no futuro. O portfólio Xcelerator ajuda empresas de todos os portes a criar e implementar gêmeos digitais, que fornecem às organizações novas informações, oportunidades e níveis de automação para criar inovações. Para obter mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens Digital Industries Software, visite www.sw.siemens.com ou siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram. Siemens Digital Industries Software – Where today meets tomorrow.

A Siemens Digital Industries (DI) é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, a DI promove a transformação digital nas indústrias de processo e produção discreta. Com seu portfólio de soluções para a empresa digital, a DI fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter maior produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. A Siemens Digital Industries tem sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, e tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia global que oferece excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiabilidade e atuação internacional há mais de 170 anos. Com presença em todo o mundo, a empresa mantém seu foco em infraestrutura inteligente para edifícios e sistemas de energia distribuída e automação e digitalização nas indústrias de processo e manufatura. A Siemens reúne os mundos digital e físico para beneficiar os clientes e a sociedade. Por meio da Mobility, fornecedora líder de soluções de mobilidade inteligente para transporte ferroviário e rodoviário, a Siemens ajuda a moldar o mercado mundial de serviços de transporte de passageiros e carga. A Siemens tem participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica e serviços de saúde digital. Além disso, a Siemens possui participação minoritária na Siemens Energy, líder global em transmissão e geração de energia elétrica, com operações na bolsa de valores desde 28 de setembro de 2020. No ano fiscal de 2020, encerrado em 30 de setembro de 2020, o Grupo Siemens gerou a receita de € 57,1 bilhões e lucro líquido de € 4,2 bilhões. Em 30 de setembro de 2020, a empresa tinha cerca de 293 mil funcionários em todo o mundo. Mais informações são fornecidas em www.siemens.com.

Obs.: A lista de marcas comerciais relevantes da Siemens pode ser visualizada aqui. As outras marcas comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.

Contato para jornalistas

Siemens Digital Industries Software PR Team
press.software.sisw@siemens.com