Ir para o Conteúdo

São Paulo, Brazil, 18 June 2019

Octans Aircraft voa alto com software Siemens

Brazilian aerospace company Octans Aircraft has implemented the Siemens Digital Innovation Platform to digitalize their product development process.

  • Busca por redução de tempo e aumento da capacidade levaram a fabricante de aviões a adotar a Plataforma de Inovação Digital da Siemens
Ter mais segurança, confiabilidade e disponibilidade de seus produtos fizeram com que a Octans Aircraft, fabricante brasileira de aviões de pequeno porte, adotasse soluções da Siemens Digital Industries Software em todo seu processo. Hoje a empresa está produzindo seu primeiro modelo de aeronave certificado, o 300A, com capacidade para cinco assentos, e colhe resultados positivos com a redução de tempo e custo de seus processos.
 
Em junho de 2003, o empresário Milton Roberto Pereira, um grande entusiasta da aviação, oriundo do mercado financeiro, comprou um terço de participação na Inpaer – que  fabricava aeronaves de circulação restrita que não passam por homologação do poder público, os aviões experimentais – e resolveu dar um novo rumo ao negócio. “Decidimos migrar para a aviação homologada de pequeno porte. Para isso, tivemos que investir fortemente na profissionalização e no processo de governança da empresa”, diz o engenheiro Nascia a Octans Aircraft.
 
O investimento de R$ 65 milhões foi usado para modernizar a fábrica da empresa em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, e adquirir novos recursos tecnológicos e profissionalizar a equipe. Entre essas mudanças estavam as soluções da Simens PLM.
 
“Em 2017 com a evolução do projeto 300A para a fase de detalhamento, a empresa dependia de ferramentas que realizassem mais do que apenas o desenvolvimento e validação de produtos complexos, mas também ferramentas que fossem capazes de gerenciar histórico de versões, revisões e ainda fizesse o link entre o produto e toda a documentação necessária para sua certificação. Vimos no Teamcenter a plataforma ideal para suportar todo este processo de desenvolvimento e também certificação dos produtos da Octans Aircraft”, explica Leonardo de Pádua Andrade Filho, gerente de engenharia.
 
Além do Teamcenter, outras quatro soluções foram implementadas na empresa: NX CAD/CAM, FEMAP Nastran, NX Routing Harness e Simcenter Structures. O investimento de US$ 750 mil foi realizado em busca principalmente de rastreabilidade.
 
“Produtos certificados exigem rigoroso controle de configuração e de rastreabilidade, a Siemens Digital Industries Software foi crucial para que estes controles fossem efetivos por todo o ciclo de vida do produto garantido aos clientes e a Octans mais segurança, confiabilidade e disponibilidade de seus produtos”, conta Allan Peluzzi, gerente de negócios. “Em linha com a estratégia de atuação global da Octans, as ferramentas Siemens possibilitam à organização estabelecer, filiais e parcerias ao redor do mundo reduzindo tempo e custos em novos desenvolvimentos, montagens e melhorias de nossos produtos. Por meio de metodologias ágeis de desenvolvimento e usando engenharia simultânea e o gêmeo digital, podemos reduzir tempo de projeto e produção com simulações e estudos ainda na fase de desenvolvimento”, completa.
 
Os benefícios dessa modernização foram claros. Houve uma redução de tempo na rodem de 40% no ciclo de desenvolvimento de novos produtos; 100% de integração e transparência entre as equipes de Desenvolvimento e Processos através da aplicação da Engenharia Simultânea, o que não era totalmente possível no método convencional de trabalho por limitações de rede e permissões; mais clareza e agilidade na distribuição de tarefas com uso de workflows, normatização e padronização de processos baseado em boas práticas já experimentadas no segmento Aerospace; controle absoluto de versões e revisões, redução de interações entre equipes CAD e Simulação; a construção de um gêmeo digital capaz de integrar totalmente desenvolvimentos, sistemas, estruturas, processos e manufatura, reduzindo em até 45% tempo na solução de problemas de montagem, melhorias de produto e revisões.
 
“Com esse sistema conseguimos realizar e documentar toda a cadeia de desenvolvimento e fabricação do produto baseando-se em boas práticas de mercado já experimentadas por outros players da aviação, agilizando muito nossas liberações de engenharia e as interações de engenharia na fase de desenvolvimento, garantindo toda a rastreabilidade de cada etapa do processo”, diz Andrade Filho.
 
Para ele, a escolha pela solução da Simens foi feita por ser a ferramenta High End mais usada em projetos complexos de engenharia do mundo, entregar alta performance e quantidade recursos disponíveis em desenvolvimentos que envolvem diversos sistemas e estruturas, bom relacionamento e pós-vendas com suporte qualificado, focados nos objetivos de negócio como oportunidades futuras, tempo de implantação reduzido, integração total da manufatura e desenvolvimento em uma única plataforma garantindo assim uma única identidade em toda a cadeia produtiva do produto e a simplicidade, ou seja, uma ferramenta de fácil adaptação de novos usuários e qualificação.

Contato Principal

Natalie Navales
+1 314 264 8671
natalie.navales@siemens.com