Ir para o Conteúdo

Análise de Engenharia Preditiva

A análise de engenharia preditiva é a aplicação de simulação de engenharia multidisciplinar e testes com geração inteligente de relatórios e análise de dados, para o desenvolvimento de gêmeos digitais capazes de prever o comportamento real de produtos ao longo do ciclo de vida do produto. A análise de engenharia preditiva inclui táticas e ferramentas que os fabricantes podem utilizar para expandir a verificação e a validação tradicionais de projetos rumo a uma função preditiva, apoiando o desenvolvimento de produtos orientado por sistemas. O objetivo definitivo da implementação de uma estratégia de análise de engenharia preditiva é oferecer inovação para produtos complexos com mais rapidez e mais confiança.

A análise de engenharia preditiva representa a próxima evolução dos processos de desenvolvimento de produtos que, no momento, dependem de fluxos de trabalho independentes em engenharia auxiliada por computador (CAE) e testes. A análise de engenharia preditiva lida com a natureza complexa dos produtos e dos ambientes de desenvolvimento de produtos de hoje, que combinam funções mecânicas com eletrônica, software e controles. Ela integra diversas tecnologias, incluindo simulação 1D, simulação 3D abrangendo mecânica sólida computacional (CSM) e análise de elementos finitos (FEA), dinâmica de fluido computacional (CFD) e dinâmica de vários corpos, controles, testes físicos, visualização, exploração de projeto multidisciplinar e análise de dados em um contexto gerenciado, para suporte à engenharia e ao desenvolvimento de sistemas complexos.

Em uma abordagem de análise de engenharia preditiva, a disponibilidade de dados baseados em sensor, combinada com simulações de alta fidelidade baseadas em física, permite que os fabricantes criem e mantenham gêmeos digitais dos produtos e os tenham em sincronia com os produtos em uso. Isso é de suma importância para a realização de previsões mais úteis e realistas sobre o desempenho de produtos, permitindo que eles se adaptem às mudanças nas condições de uso, ampliem sua vida útil e compensem a degradação de produtos.

Vantagens da Análise de Engenharia Preditiva

Implementar uma estratégia de análise de engenharia preditiva
Implementar uma estratégia de análise de engenharia preditiva vai ajudá-lo a:
  • Fornecer modelos multifidelidade com maior realismo possível para cada estágio de desenvolvimento

  • Escolher os melhores conceitos e as melhores arquiteturas de sistema para prosseguir com o desenvolvimento

  • Implementar processos de simulação mais velozes, necessários para a condução de projetos

  • Equilibrar requisitos multidisciplinares de maneira eficaz

  • Manter modelos sincronizados com os produtos reais em uso, dando mais realismo às simulações

  • Utilizar abordagens de simulação e teste em conjunto para obter mais confiança no cumprimento dos requisitos

  • Usar análises de dados e simulações baseadas em física para obter percepções e incentivar a inovação