Ir para o Conteúdo

Gêmeo Digital

Um gêmeo digital é uma representação virtual de um produto ou processo físico usado para entender e prever as características de desempenho do equivalente físico. Os gêmeos digitais são usados em todo o ciclo de vida do produto para simular, prever e otimizar produto e o sistema de produção antes de investir em ativos e protótipos físicos. 

Incorporando a simulação multifísica, as análises de dados e os recursos de aprendizado de máquina, os gêmeos digitais conseguem demonstrar o impacto das alterações do projeto, dos cenários de uso, das condições ambientais e de outras incontáveis variáveis, eliminando a necessidade de protótipos físicos, reduzindo o tempo de desenvolvimento e melhorando a qualidade do produto ou processo finalizado. 

Para garantir a modelagem precisa em todo o ciclo de vida de um produto ou sua produção, os gêmeos digitais usam dados de sensores instalados em objetos físicos para determinar o desempenho em tempo real, as condições de operação e as mudanças com o tempo dos objetos. Usando esses dados, o gêmeo digital evolui e se atualiza continuamente para refletir qualquer alteração no equivalente físico em todo o ciclo de vida do produto, criando um loop fechado de feedback em um ambiente virtual que permite às empresas otimizar continuamente seus produtos, a produção e o desempenho com custo mínimo. 

As aplicações potenciais de um gêmeo digital dependem de em qual estágio do ciclo de vida do produto ele modela. Falando em termos gerais, há três tipos de gêmeo digital: Produto, Produção e Desempenho, que são explicados na sequência. A combinação e a integração dos três gêmeos digitais à medida que eles evoluem juntos são conhecidas como a orientação digital. O termo "orientação" é usado porque ele está interligado a (e reúne dados de) todos os estágios dos ciclos de vida do produto e produção.

Gêmeo Digital

Iniciando o sucesso futuro com o Gêmeo Digital

Gêmeos Digitais de Produto

Uso de gêmeos digitais para o projeto eficiente de novos produtos
Os gêmeos digitais podem ser usados para validar virtualmente o desempenho do produto, enquanto mostra também como seus produtos atuam no momento no mundo físico. Esse "gêmeo digital do produto" fornece uma conexão virtual-física que lhe permite analisar como um produto funciona sob várias condições e fazer ajustes no mundo virtual para garantir que o próximo produto físico funcionará exatamente conforme o planejado no campo. Não importa se você tem sistemas e materiais complexos: os gêmeos digitais do produto o ajudam a enfrentar essa complexidade para que sejam tomadas as melhores decisões possíveis. Tudo isso elimina a necessidade de vários protótipos, reduz o tempo de desenvolvimento total, melhora a qualidade do produto manufaturado final e permite iterações mais rápidas em resposta ao feedback do cliente.

Gêmeos Digitais de Produção

Uso de gêmeos digitais em manufatura e planejamento de produção

Um gêmeo digital de produção pode ajudar a validar como um processo de manufatura funcionará no chão de fábrica antes de algo finalmente entrar em produção. Simulando o processo usando um gêmeo digital e analisando por que as coisas estão acontecendo com a utilização da orientação digital, as empresas podem criar uma metodologia de produção que se mantém eficiente sob inúmeras condições. 

A produção pode ser otimizada ainda mais com a criação de gêmeos digitais de produto de todos os equipamentos de manufatura. Usando os dados do gêmeos digitais de produto e produção, as empresas podem impedir paralisações de alto custo dos equipamentos e até mesmo prever quando a manutenção preventiva será necessária. Esse fluxo constante de informações precisas resulta em operações de manufatura mais rápidas, eficientes e confiáveis.

Gêmeos Digitais de Desempenho

Uso de gêmeos digitais para captura e análise de dados operacionais e atuação com base nesses dados

Produtos e plantas inteligentes geram quantidades enormes de dados relacionadas à sua utilização e eficácia. O gêmeo digital de desempenho captura esses dados de produtos e plantas em operação e analisa-os para fornecer percepções práticas para a tomada de decisões com base em informações. Aproveitando os gêmeos digitais de desempenho, as empresas podem:

  • Criar novas oportunidades de negócios
  • Obter insight para melhorar os modelos virtuais
  • Capturar, agregar e analisar dados operacionais
  • Aumentar a eficiência do sistema de produção e produto

Digital Twin Community Hub & Knowledge Base

Visit our community hub for in-depth knowledge on digital twin technology and applications.

Digital Twin

Join the community discussion, or watch videos and read articles about digital twins and the digital thread from experts in the PLM industry.