Inovação e gerenciamento de programa sincronizado e colaborativo para novos programas
Um gêmeo digital é uma representação virtual de um produto ou processo físico usado para entender e prever as características de desempenho do equivalente físico. Os gêmeos digitais são usados em todo o ciclo de vida do produto para simular, prever e otimizar produto e o sistema de produção antes de investir em ativos e protótipos físicos.
Incorporando a simulação multifísica, as análises de dados e os recursos de aprendizado de máquina, os gêmeos digitais conseguem demonstrar o impacto das alterações do projeto, dos cenários de uso, das condições ambientais e de outras incontáveis variáveis, eliminando a necessidade de protótipos físicos, reduzindo o tempo de desenvolvimento e melhorando a qualidade do produto ou processo finalizado.
Para garantir a modelagem precisa em todo o ciclo de vida de um produto ou sua produção, os gêmeos digitais usam dados de sensores instalados em objetos físicos para determinar o desempenho em tempo real, as condições de operação e as mudanças com o tempo dos objetos. Usando esses dados, o gêmeo digital evolui e se atualiza continuamente para refletir qualquer alteração no equivalente físico em todo o ciclo de vida do produto, criando um loop fechado de feedback em um ambiente virtual que permite às empresas otimizar continuamente seus produtos, a produção e o desempenho com custo mínimo.
As aplicações potenciais de um gêmeo digital dependem de em qual estágio do ciclo de vida do produto ele modela. Falando em termos gerais, há três tipos de gêmeo digital: Produto, Produção e Desempenho, que são explicados na sequência. A combinação e a integração dos três gêmeos digitais à medida que eles evoluem juntos são conhecidas como a orientação digital. O termo "orientação" é usado porque ele está interligado a (e reúne dados de) todos os estágios dos ciclos de vida do produto e produção.
Iniciando o sucesso futuro com o Gêmeo Digital
Um gêmeo digital de produção pode ajudar a validar como um processo de manufatura funcionará no chão de fábrica antes de algo finalmente entrar em produção. Simulando o processo usando um gêmeo digital e analisando por que as coisas estão acontecendo com a utilização da orientação digital, as empresas podem criar uma metodologia de produção que se mantém eficiente sob inúmeras condições.
A produção pode ser otimizada ainda mais com a criação de gêmeos digitais de produto de todos os equipamentos de manufatura. Usando os dados do gêmeos digitais de produto e produção, as empresas podem impedir paralisações de alto custo dos equipamentos e até mesmo prever quando a manutenção preventiva será necessária. Esse fluxo constante de informações precisas resulta em operações de manufatura mais rápidas, eficientes e confiáveis.
Produtos e plantas inteligentes geram quantidades enormes de dados relacionadas à sua utilização e eficácia. O gêmeo digital de desempenho captura esses dados de produtos e plantas em operação e analisa-os para fornecer percepções práticas para a tomada de decisões com base em informações. Aproveitando os gêmeos digitais de desempenho, as empresas podem: