Ir para o Conteúdo

Manufatura Digital

A manufatura digital é o uso de um sistema integrado, baseado em computador, que consiste em simulação, visualização 3D, análises e ferramentas de colaboração para criar definições de processos de manufatura e produto simultaneamente. A manufatura digital evoluiu de iniciativas de manufatura, como o Projeto de Capacidade de Manufatura (DFM), a Manufatura Integrada ao Computador (CIM), a manufatura flexível e a manufatura enxuta, que destacam a necessidade do projeto de colaboração para produtos e processos.

Muitos dos benefícios de longo prazo do Gerenciamento de Ciclo de Vida do Produto (PLM) não podem ser alcançados sem uma estratégia abrangente de manufatura digital. A manufatura digital é o ponto principal de integração entre o PLM e aplicativos de chão de fábrica, permitindo a troca de informações relacionadas a produtos entre os grupos de projeto e manufatura. Esse alinhamento permite que as empresas de manufatura atinjam os objetivos de tempo de introdução no mercado e de volume e também reduzam os custos com diminuições nas dispendiosas alterações posteriores.

Produtos Relacionados

Aplicativos de Manufatura Digital

Facilitam a colaboração para uma visão holística do projeto de produto e processo

A manufatura digital é utilizada em diversas indústrias. Um fabricante de equipamentos originais (OEM) automotivo pode projetar todo o processo de manufatura digitalmente (ferramental, usinagem, sequência de montagem e layout de fábrica) ao mesmo tempo que os projetistas estão desenvolvendo o próximo programa de veículo. Dessa forma, os engenheiros de manufatura podem fornecer feedback imediato aos projetistas caso haja restrições na capacidade de manufatura de peças. Essa colaboração entre engenheiros e projetistas cria uma visão holística do projeto de produto e processo.

Um fornecedor de alta tecnologia pode usar um sistema de manufatura digital para criar uma simulação 3D de uma linha de produção completa e analisar as diferentes variáveis de produção e conceitos como parte da Solicitação do Processo de Cotação (RFQ). Essa transparência e precisão no planejamento e na preparação da proposta ajudam a empresa a ganhar mais confiança do cliente e, como consequência, ganhar o contrato.

As iniciativas atuais do desenvolvimento de ferramentas de manufatura digital envolvem melhorar a experiência do usuário, para que as informações sejam apresentadas no contexto das tarefas realizadas, permitindo que os usuários tomem melhores decisões mais rapidamente. Estão sendo tomadas medidas para fornecer conectividade direta com o hardware do chão de fábrica, como controladores de lógica programável (PLCs), controladores de máquina e máquinas controladas numericamente por computador (CNC). As plataformas unificadas também foram desenvolvidas para gerenciar as informações do PLM e do sistema de execução da manufatura (MES).

Benefícios da Manufatura Digital

A manufatura digital ajuda empresas de manufatura a melhorar a produtividade nos processos de planejamento e produção das seguintes maneiras:

  • Permite que informações de produtos, processos, fábrica e recursos sejam associadas, visualizadas e conduzidas pelos processos de mudanças com uma abordagem consistente e abrangente ao projeto de produção.

  • Permite que processos de manufatura sejam otimizados dentro de um ambiente gerenciado para produzir instruções flexíveis de trabalho, capazes de exibir informações de peças em 2D/3D, juntamente com instruções de usinagem e ferramental

  • Reduz custos de comissão através de simulação ao validar a robótica e os programas de automação virtualmente

  • Ajuda a criar modelos de fábrica mais rapidamente e a garantir que eles sejam operados com layout, fluxo de material e rendimento ideais antes do aumento da produção

  • Suporta six sigma e iniciativas enxutas oferecendo um ambiente gráfico para analisar a variação dimensional

  • Facilita o compartilhamento de dados de qualidade em sua organização ao gerar programas de inspeção de máquina completos, verificáveis e baseados em CAD para máquinas de medição coordenada (CMMs) e ferramentas de máquinas de controle numérico (NC)

  • Executa processos de produção com acesso em tempo real a dados de ciclo de vida