Ir para o Conteúdo

Manufatura Auxiliada por Computador (CAM)

A Manufatura Auxiliada por Computador (CAM) geralmente refere-se ao uso de aplicativos de software de computador com controle numérico (NC) na criação de instruções detalhadas (código G) que orientam ferramentas de máquina de controle numérico do computador (CNC) na manufatura de peças. Os fabricantes de diversas indústrias dependem dos recursos de CAM para produzir peças de alta qualidade.

Uma definição mais ampla de CAM pode incluir o uso de aplicativos de computador que definem um plano de manufatura para projetos de ferramental, preparação de modelo de projeto auxiliado por computador (CAD), programação NC, programação de inspeção de máquina de medição coordenada (CMM), simulação da ferramenta da máquina ou pós-processamento. O plano é, então, executado em um ambiente de produção, como de gerenciamento de ferramentas de controle numérico direto (DNC), usinagem CNC ou execução de CMM.

Benefícios do CAM

Dentre os benefícios do CAM, estão um plano de manufatura definido adequadamente, que oferece resultados esperados em produção.

  • Os sistemas CAM podem maximizar a utilização de uma ampla gama de equipamentos de produção, que inclui máquinas rotativas e multifunções de cinco eixos e alta velocidade, usinagem de descarga elétrica (EDM) e equipamento de inspeção CMM.

  • Os sistemas CAM podem auxiliar na criação, verificação e otimização de programas NC em prol da produtividade ideal de usinagem, bem como da automatização na criação da documentação de fábrica.

  • Os sistemas CAM avançados, com integração de gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM), podem oferecer planejamento de manufatura e pessoal de produção com um gerenciamento de dados e processos que garante o uso dos recursos padrão e de dados corretos.

  • Os sistemas CAM e PLM podem ser integrados a sistemas DNC para entrega e gerenciamento de arquivos, para máquinas CNC no chão de fábrica.