Ir para o Conteúdo

Software 3D CAD

3D CAD (projeto auxiliado por computador tridimensional) é uma tecnologia que engenheiros, desenvolvedores de produtos e projetistas usam para criar protótipos virtuais e funcionais de objetos tridimensionais. Com o 3D CAD, os projetistas podem criar e modificar dinamicamente cada detalhe de um produto, peça ou montagem. O software 3D CAD facilita e automatiza outros aspectos de engenharia de produtos, como testes de simulação, manufatura, gerenciamento de dados, animação gerada por computador etc. Esses modelos tridimensionais podem ser usados em estudos de simulação para prever como o objeto responderá aos fatores de tensão e ambientais. Eles podem ser renderizados para criar imagens fotorrealistas para uso em materiais de vendas e marketing, e/ou desenhos detalhados podem ser enviados para manufatura para produção (ou, no caso de manufatura aditiva, o arquivo CAD pode ser enviado diretamente para uma impressora 3D).

Tradicionalmente, há duas abordagens principais para criar e modificar a geometria em 3D CAD: modelagem baseada em histórico (também conhecida como solicitada ou baseada em recursos) ou modelagem direta. Na modelagem baseada em histórico, a estrutura e a ordem de recursos controlam como os modelos reagem às alterações ou edições. Isso cria resultados previsíveis a partir de edições em esboços de recursos subjacentes com o uso de alterações de dimensão precisas. A modelagem direta não mantém um histórico dos recursos nem registra como um modelo é criado. Não há nenhum recurso de geração de esboços que compõe a peça. A edição é feita simplesmente selecionando o que você deseja alterar e fazendo essa alteração.

Além dessas duas abordagens, desenvolvimentos recentes em pesquisa resultaram em uma abordagem "síncrona" exclusiva, aproveitando os pontos fortes da modelagem baseada em histórico e da modelagem direta em um único ambiente. A tecnologia síncrona permite que os projetistas façam alterações livremente na intenção do projeto usando as faces de modelo 3D por conta própria, o que permite alterações intuitivas nos projetos. Essa intenção do projeto pode ser alterada com o uso de dimensões 3D e relacionamentos e restrições de face.

Os avanços recentes em 3D CAD incluem modelagem generativa, manufatura aditiva e recursos avançados de engenharia reversa.

Software 3D CAD

3D CAD é uma tecnologia robusta que permite aos engenheiros e desenvolvedores de produtos digitalmente criar, testar e documentar objetos tridimensionais.