Skip to Main Content
Estudo de Caso

A Universidade belga usa soluções da Siemens para o projeto de produtos abrangente e educação de manufatura

Usando o NX, o O simcenter e o Teamcenter, Thomas More Students adquirem as habilidades e o conhecimento necessários para dominar todo o processo de criação do produto...

Belgian university uses Siemens solutions for comprehensive product design and manufacturing education

Thomas More

Thomas More é a maior Universidade de ciências aplicadas na Flandres, oferecendo mais de 30 programas holandês-ministrados e uma série de cursos de bacharelado em inglês na província de Antuérpia, Bélgica. Thomas More também oferece programas de intercâmbio em inglês para estudantes de universidades parceiras.

https://www.thomasmore.be
Matriz:
Sint-Katenlijne-Waver, Belgium
Produtos:
NX, Simcenter Products, Teamcenter

Compartilhe

Os usuários do NX podem reduzir consideravelmente o tempo necessário para a programação CNC.
Jeroen Mingneau, Consultor de projeto e produção
Thomas More

Educação desde a primeira idéia até o produto acabado

Thomas More é a maior Universidade de ciências aplicadas na região belga de Flandres com sete campi, a maioria dos quais estão localizados na província de Antuérpia. É um parceiro na rede acadêmica e educacional mais ampla em torno de KU Leuven, a principal Universidade do país. Fornecendo uma educação mais prática em um nível acadêmico, Thomas More oferece aos alunos cursos de threeyear que terminam com licenciaturas profissionais.

"O setor procura pessoas tecnicamente qualificadas que possam projetar um produto e liderar a produção das peças desejadas em vez de apenas programadores para as ferramentas de máquina NC", diz ing. Jeroen Mingneau, professor de projeto e produção em Thomas More. "É por isso que oferecemos aos alunos as habilidades e o conhecimento necessários para dominar todo o processo de criação do produto."

No campus de Nayer, perto de Mechelen, que Thomas More compartilha com KU Leuven, os alunos mestres dessa universidade trabalham de mãos dadas com Thomas mais estudantes de tecnologia de projeto e produção em projetos que cobrem toda a cadeia de processo de criação do produto.

"Algum caminho para o curso, os alunos podem decidir se colocar um foco maior no projeto ou na produção, seguir a faixa de desenho ou a faixa industrial", diz Mingneau. "Qualquer maneira que eles vão, eles são permanentemente desafiados a empurrar os limites."

O treinamento leva os alunos desde a primeira idéia até o produto finalizado. Todos os anos, os alunos recebem atribuições para criar um novo produto a partir do zero como uma equipe, transformando a teoria que eles aprenderam em palestras em prática. Eles definem com nada mais do que um requisito, uma tarefa, um orçamento e um prazo.

In her internship, a Thomas More student studied the software functionality and the specific machine language NX uses for feature-based machining with defini tions of the designed space and PMIs.

In her internship, a Thomas More student studied the software functionality and the specific machine language NX uses for feature-based machining with defini tions of the designed space and PMIs.

Educação PLM

Todos os alunos do curso de projeto e tecnologia de produção usam o NX™ software, uma solução integrada para projeto, manufatura e Engenharia auxiliada por computador (CAD/CAM/CAE) do software Siemens digital Industries. Eles começam criando projetos digitais, que desafiam e verificam no mundo virtual. Dependendo das características do desenho em questão, eles usam o NX ou software do portfólio da Siemens O simcenter™ para esta tarefa.

Thomas mais estudantes depois fazem o movimento para a produção. Usar projetos de peça criados no NX, estudantes de projeto e tecnologia de produção usam os recursos de came do software para o código de programa para ferramentas de máquina de controle numérico (NC). Eles lêem e analisam os códigos criados automaticamente por pós-processamento para obter uma compreensão mais aprofundada dos vários códigos de usinagem para máquinas diferentes, bem como formatos neutros, como o código ISO. A partir de um estágio inicial, os alunos simulam as operações de usinagem com base nos gêmeos digitais de ambos os seus projetos e máquinas usando o NX e os recursos de simulação incorporados das máquinas.

No segundo ano, os alunos ficam mais avançados, começando com a usinagem simultânea de 3 eixos e o posicionamento de 5 eixos. A simulação está novamente envolvida. Eles precisam fazer toda a preparação de trabalho, incluindo a seleção de ferramentas e de fixação e trabalham com tolerâncias tão apertadas quanto 2/100 mm. Dentro de uma atribuição de um dia, eles precisam produzir uma peça finalizada, controlada pela qualidade ou um plano detalhando como finalizar o trabalho que eles iniciaram.

Na fase de especialistas, os alunos usam usinagem simultânea de 5 eixos para manufatura de peças leves altamente complexas para aplicações aeroespaciais com requisitos rigorosos para precisão e qualidade de superfície. Há um foco na prevenção de colisão e no uso de códigos G específicos para tecnologias de usinagem avançadas, como fresamento adaptável e trocoidal. "Cooperamos estreitamente com os fabricantes de ferramentas, desenvolvendo novas estratégias de fresagem e o software necessário para implementá-los", explica Mingneau. "Em alguns de nossos projetos, nossos alunos mais avançados obtiveram ganhos de velocidade significativos, reduzindo o tempo de usinagem para uma peça complexa de 30 a 3 minutos."

Thomas More students used NX software for design and verificatio n of parts to be manufactured combining various additive and subtractive production methods and the use of robotics.

Thomas More students used NX software for design and verificatio n of parts to be manufactured combining various additive and subtractive production methods and the use of robotics.

manufatura avançada

Além do NX para CAD e CAM e O simcenter para várias tarefas de simulação, os alunos também usam software da Siemens ' Teamcenter® portfólio, notavelmente funcionalidades como conexão de chão de fábrica, gerenciamento de ferramentas, o Process Planner integrado ou o biblioteca de recursos. "A Teamcenter para manufatura é realmente a espinha dorsal da informação em nossos laboratórios de produção", diz Mingneau. "Usando o Teamcenter, nossos alunos adquirem automaticamente uma abordagem estimule para gerenciamento de dados de manufatura."

Apesar de os empregadores do setor de manufatura mostrarem um interesse vívido nos graduados de solteiros mais profissionais de Thomas, muitos estudantes permanecem para buscar graus mais altos. No seu campus de Nayer, a Universidade investiga novas tendências de manufatura. Os alunos avançados trabalham com as mais recentes tecnologias, máquinas e ferramentas, incluindo impressão 3D ou combinação de métodos de manufatura subtractivos e aditivos.

Thomas More Students usou o software NX para projetar e verificar peças a serem fabricadas combinando vários métodos de produção aditivos e subtractivos e o uso de robótica. Em várias etapas, eles fizeram uma sósia de metal de uma famosa garrafa de cerveja belga, um produto que todos entendem. A primeira etapa foi a manufatura aditiva do arame-arco (WAM) usando um robô para a deposição de material de vários eixos. A garrafa foi separada da sua placa portadora usando uma máquina de descarga elétrica de corte de arame (EDM). Depois de finalizar a superfície da peça girando um torno, ele posteriormente entrou em um centro de fresagem de 5 eixos para ter a marca de marca gravada na superfície curva da garrafa.

"Nossos alunos usaram o NX CAM em todas as etapas necessárias para produzir a garrafa de metal combinando vários métodos de produção aditivos e subtractivos e o uso da robótica", diz Mingneau. "O uso consistente desse software abrangente habilita-os a gerenciar e realizar processos de manufatura complexos de ponta a ponta."

Usando o NX, Thomas More Student Mahé Thielemans escreveu um curso sobre featurebased usinagem (FBM) para futuros alunos em seu estágio de quatro meses. A tecnologia exclusiva do NX determina automaticamente o processo de usinagem para uma ampla gama de recursos. O NX usa informações de produto e manufatura (PMI), como tolerâncias e observações de acabamento de superfície anexadas ao modelo 3D, para orientar a seleção do método de usinagem. "Para peças com geometrias complicadas, a usinagem baseada em recursos gera automaticamente até 80% dos caminhos de ferramenta", diz Mingneau. "Os usuários do NX podem reduzir consideravelmente o tempo necessário para a programação CNC." O Thielemans estudou a funcionalidade de software e a linguagem de máquina específica que o NX usa para automatizar a usinagem com base no reconhecimento de recursos. O resultado de seu trabalho pode ser usado como um curso e uma diretriz de implementação para as empresas.

Os alunos da equipe Thomas mais eco drive usam os sistemas de software Siemens digital Industries para projetar, simular e construir veículos extremamente eficientes. Eles participam regularmente da maratona eco Shell em Londres, com 166 equipes de 25 países. "Todos os anos, a equipe Eco Drive tenta tornar o veículo mais leve e econômica", diz Mingneau. "Eles projetam e produzem todas as peças usinadas, bem como os componentes de fibra de carbono em casa usando o NX." O modelo atual atinge uma milhagem de 160 km por litro (377 milhas por galão E.U.).

Os alunos usam recursos do NX para otimizar o projeto de componentes para o peso. Eles otimizam e preparam componentes para manufatura aditiva usando o paradigma de projeto de modelagem convergente dentro do NX. "Usando esta tecnologia avançada, podemos criar peças com rácios de peso-tostrength ideais em um curto período de tempo", diz Mingneau.

Thomas More Eco Drive Team

Students on the Thomas More Eco Drive Team use Siemens Digital Industries Software systems to design, simulate and build extremely fuel-efficient vehicles to participate in the Shell Eco Marathon in London

Usando o Teamcenter, nossos alunos adquirem uma abordagem orientada para o gerenciamento de dados de manufatura.
Jeroen Mingneau, Consultor de projeto e produção
Thomas More