Skip to Main Content
Estudo de Caso

O fabricante de ônibus da escola elétrica usa o O simcenter Amesim para simulação de sistema para otimizar o projeto de bateria e gerenciamento térmico

A solução de software Siemens digital Industries permite que o Lion Electric entregue um produto mais confiável no início da produção...

Electric school bus manufacturer uses Simcenter Amesim for system simulation to optimize battery design and thermal management

Lion Electric Co.

O Lion Electric Co. é um fabricante inovador de veículos pesados de emissão zero. Lion Electric designs, engenheiros e fabrica todos os ônibus elétricos e minibuses para os mercados de trânsito de escolas, paratrânsitos e de massa, bem como caminhões elétricos urbanos comerciais. A empresa é líder em eletrificação de transporte na América do Norte.

http://thelionelectric.com/en
Matriz:
Saint-Jérôme, Quebec , Canada
Produtos:
Simcenter Amesim
Setor industrial:
Automotive & transportation

Compartilhe

Usar o O simcenter Amesim nos permitiu tomar as decisões corretas desde o início e otimizar o tempo de entrada no mercado.
Raphael Ouellet, Engenheiro de produto de transmissão
Lion Electric Co.

Buscando uma urbanização mais sustentável

De acordo com as Nações Unidas, a urbanização está crescendo rapidamente. Por 2030, o mundo é projetado para ter 41 megacidades com 10 milhões ou mais habitantes. Mais pessoas significam mais carros na estrada e mais poluição do ar como transporte representa um terço das emissões poluentes. Isso também significa que há um limite para o número de carros que a infraestrutura poderá acomodar, razão pela qual é tão importante desenvolver soluções sustentáveis de transporte em massa.

Essa é uma das razões pelas quais os líderes das maiores cidades do mundo, iguais a 650 milhões pessoas, decidiram criar o grupo de liderança climática das cidades do C40 para combater as alterações climáticas e impulsionar a ação urbana que reduz as emissões e o congestionamento do gás de estufa. Eles estão se candidatando a obter apenas ônibus de emissão zero por 2025, que eles esperam levar a verde e saudável "ruas sem combustível fóssil".

Simcenter Amesim vehicle model.

Simcenter Amesim vehicle model.

Melhoria da qualidade geral de vida

A partir de sua fundação em 2011, o objetivo do Lion Electric Co., foi oferecer transporte público sustentável. A empresa, que está sediada em Saint-Jérôme, Quebec, Canadá, designs, engenheiros e fabrica todos os ônibus escolares elétricos, MIDI/microônibus para necessidades especiais e trânsito urbano, bem como caminhões urbanos. A empresa acredita que a transição para veículos todos elétricos levará a grandes melhorias em nossa sociedade, ambiente e qualidade de vida geral.

Simcenter Amesim battery model.

Simcenter Amesim battery model.

Assumir novos desafios de engenharia no desenvolvimento de produtos

O desenvolvimento de um barramento movido a energia elétrica apresenta novas e desafiadoras considerações de engenharia, como o gerenciamento térmico da bateria, assim como sua integração no veículo geral.

Raphael Ouellet, que é engenheiro de produto de transmissão na equipe de engenharia elétrica Lion, explica que as expectativas são definidas em dois níveis: "Primeiro, no caso de um veículo movido a bateria, é necessária uma análise de subsistema para ter uma visão precisa sobre como os ciclos de movimentação e os cenários de carregamento afetariam a capacidade da bateria de desenvolver as soluções de gerenciamento térmico apropriados e identificar balanceamento de fluxo de refrigeração em circuitos de aquecimento de refrigeração para otimizar o gerenciamento térmico geral. Em segundo lugar, desde o desenvolvimento precoce no nível do veículo, esperamos poder avaliar o desempenho geral do veículo sobre os ciclos reais de acionamento, a fim de estimar um intervalo realista. "

All-electric Urban Class 8 truck.

All-electric Urban Class 8 truck.

Desenvolvendo rapidamente uma potência elétrica robusta

Essas considerações precisam ser entendidas no início do processo de desenvolvimento do produto. Isso permite que o Lion Electric Evite recalls no início da produção por causa de erros de projeto, o que pode afetar a segurança do veículo, mas também implica custos adicionais e aumento do tempo de entrada no mercado. Em seguida, para desenvolver uma bateria e avaliar seu desempenho, uma vez integrado ao veículo completo no início do ciclo de desenvolvimento, a equipe de engenharia elétrica do Lion escolheu o O simcenter™ Amesim™ software de simulação de sistema da Siemens digital Industries, que é parte do portfólio do O simcenter.

O Lion Electric começou do zero modelando seu projeto de bateria e gerenciamento térmico. Eles foram inicialmente suportados pela Maya HTT, uma empresa de serviços de engenharia, que forneceu suporte e expertise para modelar a bateria e ajudá-los através do processo de iteração até que eles encontraram uma arquitetura otimizada. Eles começaram a projetar as células e todas as trocas térmicas das células primeiro com a caixa de alumínio e, em seguida, dentro do ambiente geral da bateria.

"Usar o O simcenter Amesim para reproduzir as trocas térmicas dentro da bateria e o arrefecimento de ar forçado nos permitiu definir a melhor arquitetura para todos os elementos da bateria", explica Ouellet. "Maya HTT forneceu a orientação de que precisávamos para encontrar a arquitetura certa."

A tensão de circuito aberto da bateria e as curvas de resistência interna foram identificadas em apenas alguns cliques a partir da folha de dados do fornecedor usando as três baterias de importação de folha de dados.

Uma vez que a bateria tenha sido projetada, o Lion Electric testou o desempenho de seu gêmeo físico em uma sala controlada pelo clima para ajustar o modelo digital em relação aos resultados. Graças à fase de testes, a precisão do modelo foi melhorada em termos de desempenho elétrico e rejeição de calor.

"Usar o O simcenter Amesim nos permitiu tomar as decisões corretas desde o início e otimizar o tempo de comercialização", diz Ouellet. "Também somos capazes de executar simulações para clientes e oferecer a eles detalhes sobre o intervalo esperado ou a carga prevista para um caso de uso específico."

Battery cycle profile in Simcenter Amesim.

Battery cycle profile in Simcenter Amesim.

Um software de fácil utilização que facilita o relatório eficiente

A satisfação do Lion Electric com o O simcenter Amesim é reforçada pela facilidade de uso e criação de relatórios. Na verdade, o Ouellet explica, "o O simcenter Amesim nos ajuda a produzir gráficos e relatórios rapidamente, fazendo apresentações em tempo hábil. Além disso, muitas outras variáveis podem ser consideradas em relação ao uso de cálculos de planilhas, o que nos permite produzir resultados mais refinados. Reprises são fáceis, então quando meu gerenciamento solicita modificações, eu posso implementá-los rapidamente.

"O o simcenter Amesim tem muitos benefícios: A interface intuitiva, algoritmos poderosos e otimizados, a facilidade de uso do gerenciamento de dados (visualização, pós-processamento, parâmetros globais, etc.) e ferramentas implementadas (otimização, visualização 3D, etc.) nos permitem economizar tempo para oferecer topo gerenciamento e clientes com resultados fáceis de entender.

Electric mini school bus.

Electric mini school bus.

Custos de produção menores

"Temos a mesma quantidade de tempo para desenvolver nosso modelo e, ao substituir o software de planilha com o O simcenter Amesim, agora podemos melhorar nossa avaliação de desempenho de bateria e aprofundar os detalhes de nossa análise", diz Ouellet. "Essa mesma quantidade de tempo é então gasta para desenvolver, otimizar e construir a arquitetura de bateria mais apropriada e o gerenciamento térmico relacionado. Isso nos permite oferecer um produto mais confiável e maduro no início da produção.

"Em geral, acreditamos que essa abordagem leva a custos de desenvolvimento de produtos mais baixos. Na verdade, se tivermos que modificar um produto após a produção ter sido iniciada, pode ser muito dispendioso. Recalls abrangendo erros de projeto que afetam a segurança do veículo é um pesadelo OEM, e todos nós trabalhamos arduamente para evitar isso. "

O tempo e o custo salvos graças ao uso da simulação permitem que o Lion Electric comece a procurar por tecnologias futuras. Ouellet explica: "quando a produção em veículos começar, já estamos procurando maneiras de melhorar os sistemas para as gerações futuras. A eficiência é algo que sempre pode ser otimizado. Além disso, controlamos todos os aspectos de nossos projetos, fazendo produtos muito melhores do que as empresas que eletrificam chassis e veículos de outras empresas.

O simcenter Amesim tem muitos benefícios: A interface intuitiva, algoritmos poderosos e otimizados, a facilidade de uso do gerenciamento de dados (visualização, pós-processamento, parâmetros globais, etc.) e ferramentas implementadas (otimização, visualização 3D, etc.) nos permitem economizar tempo para oferecer topo gerenciamento e clientes com resultados fáceis de entender.
Raphael Ouellet, Engenheiro de produto de transmissão
Lion Electric Co.
Usar o O simcenter Amesim para reproduzir as trocas térmicas dentro da bateria e o arrefecimento de ar forçado nos permitiu definir a melhor arquitetura para todos os elementos da bateria.
Raphael Ouellet, Engenheiro de produto de transmissão
Lion Electric Co.
O o simcenter Amesim nos ajuda a produzir gráficos e relatórios rapidamente, construindo as presentes em nenhum momento. Além disso, muitas outras variáveis podem ser consideradas em relação ao uso de cálculo de planilha, o que nos permite produzir resultados mais refinados. Reprises são fáceis, então quando meu gerenciamento solicita modificações, eu posso implementá-los rapidamente.
Raphael Ouellet, Engenheiro de produto de transmissão
Lion Electric Co.