Skip to Main Content
Estudo de Caso

O Groupe Brandt permite a colaboração de desenvolvimento multisite com o NX e o Teamcenter

O principal fabricante internacional de eletrodomésticos padroniza a plataforma de desenvolvimento com soluções de software Siemens digital Industries...

Groupe Brandt enables multisite development collaboration with NX and Teamcenter

Groupe Brandt

O Groupe Brandt projeta e fabrica eletrodomésticos vendidos sob quatro nomes de marcas icônicos que agora fazem parte da vida cotidiana em milhões de lares: Brandt, de Dietrich, Sauter e vedette.

http://www.groupebrandt.com
Matriz:
Rueil-Malmaison, France
Produtos:
NX, Teamcenter
Setor industrial:
Electronics, Semiconductor devices

Compartilhe

Durante a fase de projeto, os usuários se beneficiam das funcionalidades integradas de montagem e modelagem digital do NX.
Daniel Mancini, Gerente de ti Industries e desenvolvimento
Groupe Brandt

Marcas de aparelhos para milhões de famílias

O Groupe Brandt projeta e fabrica eletrodomésticos vendidos sob quatro nomes de marcas icônicos que agora fazem parte da vida cotidiana em milhões de lares: Brandt, de Dietrich, Sauter e vedette. Muitos de seus produtos foram os pioneiros de seu dia, deixando sua marca em gerações inteiras. Da capacidade de carga variável automática de máquinas de lavar, compartimentos de geladeira entre 0 e-3 ° c, autodosagem de sistemas de detergente de lavanderia, cooktops de indução, fornos pirólise de auto-limpeza ou cozimento de baixa temperatura profissional, muitos dos as invenções já se tornaram onipresentes.

Nos últimos anos, o desenvolvimento da empresa passou por dois marcos: em 2005, com a aquisição pelo grupo cooperativo de trabalhadores espanhóis FAGOR, resultando na criação da subsidiária FagorBrandt francesa; Depois, em 2014, com a aquisição das atividades francesas do FagorBrandt pelo grupo argelino Cevital e a criação de um vasto complexo industrial em Sétif, Argélia. Com seis locais na França e na Argélia e cinco subsidiárias na Europa, Ásia e África do Norte, o Groupe Brandt agora se beneficia de uma dimensão verdadeiramente internacional.

À medida que o Groupe Brandt cresceu, a empresa decidiu padronizar um único sistema de gerenciamento de ciclo de vida do produto (CAD) e do Lifecycle para todas as marcas e sites de desenvolvimento: NX™ software e Teamcenter® software do software de gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM) especialista Siemens digital Industries. "Nos dias de FagorBrandt, a decisão foi tomada para padronizar ferramentas em todos os sites de desenvolvimento – França, Espanha e Polônia: NX CAD para projeto 3D e Teamcenter como o sistema de gerenciamento de dados do produto, "recorda Daniel Mancini, gerente de ti de indústrias e pesquisador, Groupe Brandt.

Appliance brands for millions of households

NX CAD: uma solução de projeto rápida, flexível e eficiente

Em 2011, a empresa decidiu migrar todos os seus sites para uma única ferramenta CAD. (Historicamente, Brandt havia usado Solid Edge® Software na França, enquanto o Fagor usava o I-DEAS™ software na Espanha.) A empresa escolheu o NX como sua solução de projeto e engenharia integrada.

"Nossas plataformas – máquinas de lavar, fogão, fornos e outros – são totalmente modeladas em 3D", diz Daniel Mancini. "Durante a fase de projeto, os usuários se beneficiam da montagem integrada e das funcionalidades de modelagem digital do NX. Os modelos 3D são usados para vários propósitos: extração de desenhos 2D para fabricantes de moldes e ferramentas; projeto de peças em chapa, integrando informações sobre materiais e fabricação; instruções de montagem para operadores; exibição direta de peças 3D pelas operações de serviço pós-venda; e uso de imagens geradas por computador para vídeos de marketing. Em todos, isso representa não menos que 60.000 arquivos CAD 2D e 3D.

NX CAD: a fast, flexible and efficient design solution

Teamcenter: o padrão para gerenciamento de dados de produto

Em 2009, o grupo decidiu em uma implantação em toda a empresa do Teamcenter. "Antes, conseguimos arquivos CAD nas pastas do Windows, com todas as desvantagens que podem ser facilmente imaginadas", recorda Daniel Mancini. "Não era mais viável continuar trabalhando sem um repositório de PLM compartilhado único. A partir de agora, todo o acesso aos dados do produto – modelos CAD, desenhos 2D, listas de materiais e outros – requer a passagem pelo Teamcenter e não há exceções à regra. "

O grupo usa o Teamcenter para criar e gerenciar referências de peças, status de ciclo, revisões e upgrades de seus produtos. Os benefícios tangíveis resultantes de sua implantação rapidamente se tornaram aparentes.

Padronização de peça mais completa

"Quando implementamos o Teamcenter, ele nos permitiu padronizar as referências de peças que tinham sido previamente identificadas com diferentes códigos, dependendo do site", explica Daniel Mancini. "Para as peças do ' padrão ', isso inferiu uma redução nas referências ativas de 25% em média, atingindo 50% para certas categorias. Para as peças de material, as referências foram reduzidas em aproximadamente 10%. Essa padronização trouxe uma melhoria considerável para nossas sinergias com o departamento de compras. "

Quando a empresa foi adquirida pelo grupo Cevital em abril de 2014, um novo desafio surgiu: migrar todos os dados do Teamcenter do servidor em Espanha para um servidor na França. Para concluir essa migração com sucesso, Brandt ligou para Fealinx , um parceiro de solução de software da Siemens digital Industries. "Enfrentamos um grande desafio desde que o prazo não pôde ser perdido: o Switch-over teve que ocorrer durante um fim de semana, e tudo tinha que estar funcionando até segunda de manhã", explica Patrice Mack, gerente de vendas do Fealinx.

"Através de sua subsidiária Abisse, a Fealinx tem nos fornecido suporte há mais de 15 anos", diz Daniel Mancini. "Em particular, apreciamos a proficiência e a disponibilidade da equipe, juntamente com seu método de suporte flexível."

Colaboração

O Teamcenter facilita a colaboração em diferentes entidades do Groupe Brandt que compartilham os mesmos dados, incluindo a pesquisa, planejamento de processos, compras, teste de aceitação (controle de conformidade/qualidade) e departamentos de pós-venda. "Quando as unidades de pesquisa e desenvolvimento foram espalhadas por vários locais diferentes em Espanha, Polônia e França, a criação de plataformas compartilhadas sem essa ferramenta teria sido muito difícil, se não impossível," recorda Daniel Mancini.

Para manter uma vantagem competitiva, adquirir quota de mercado e sustentar a rentabilidade, o Groupe Brandt colocou a inovação no cerne de suas prioridades. Com mais de 100 funcionários trabalhando em pesquisa e desenvolvimento, a empresa pretende, agora, mais do que nunca, reter e aumentar sua aresta tecnológica e, portanto, conquistar novos clientes em todo o mundo.

Hoje, com o NX e o Teamcenter, as equipes de pesquisa do grupo se beneficiam de uma ferramenta poderosa para projetar grandes montagens e uma solução segura e organizada para gerenciamento de conhecimento técnico e compartilhamento de dados de produto.

Olhando para o futuro, o Groupe Brandt está considerando uma série de iniciativas, incluindo a vinculação de sistemas de ERP e planejamento de recursos empresariais para gerenciar nomenclaturas de produtos e adotar o assistente progressivo de matriz do NX para automatizar o projeto de ferramentas para a folha peças metálicas. Usando novas ferramentas e processos aprimorados, a empresa também visa evitar reprojetar, eliminar erros no início do ciclo de desenvolvimento, Groupe Brandt agiliza a colaboração entre os departamentos de pesquisa e engenharia e, finalmente, para reduzir o tempo de entrada no mercado.

Quando implementamos o Teamcenter, ele nos permitiu padronizar as referências de peças que tinham sido previamente identificadas com diferentes códigos, dependendo do site.
Daniel Mancini, Gerente de ti Industries e desenvolvimento
Groupe Brandt