Skip to Main Content
Estudo de Caso

Gruppo Campari digitaliza suas operações comerciais com a suíte SIMATIC IT

Usando a tecnologia Siemens, o líder do setor de bebidas criou um repositório unificado para todas as especificações do produto e aumentou a eficiência do desenvolvimento de produtos e processos de fabricação

Brand spirits leader digitizes its business operations with the Opcenter suite

Gruppo Campari

O Gruppo Campari é a sexta maior empresa mundial da indústria de bebidas de marca global com mais de 50 marcas premium e super premium.

http://www.camparigroup.com
Matriz:
Sesto San Giovanni, Milan, Italy
Produtos:
Opcenter, Opcenter Execution Pharma
Setor industrial:
Consumer products & retail

Compartilhe

Com o SIMATIC IT Interspec, bastava participar de um rápido treinamento para ser praticamente independente. A ferramenta tem sido em torno de algumas décadas, por isso é provado, testado e estável
Marco Rocca , Global QHSE Content Manager
Gruppo Campari

Construindo marcas de estilo de vida

Com tanta conversa sobre garantir o controle italiano de negócios-chave, algumas empresas se ofustam e adotaram o estilo de vida italiano e “Made in Italy” em todo o mundo. Entre eles, a Gruppo Campari, que fechou 26 aquisições na indústria de bebidas espirituosas nas últimas duas décadas para se tornar o sexto jogador do mundo, com mais de 50 marcas premium e super premium. Além de aperitivos de renome internacional (Campari, Aperol), o portfólio inclui licores amargos (Averna, Cynar, Braulio) e espíritos (Skyy, Grand Marnier, GlenGrant, Wild Turkey, Appleton). Em 2016, o grupo excedeu 1,7 mil milhões de euros em receitas consolidadas, com a maioria das vendas nas Américas e na região do Sul da Europa, Oriente Médio e África (SEMEA).

Integração progressiva

Com cada aquisição, o Gruppo Campari precisa integrar novos produtos, plantas e ativos em seus sistemas de gerenciamento de operações. Exemplos recentes incluem J. Wray & Nephew, uma empresa com mais de 2.000 funcionários que produzem o topo do topo da Jamaica, Appleton Estate, o Grand Marnier na França adquirido em 2016 e o Bulldog London Dry Gin em 2017. Atualmente, o grupo opera 58 sites: 18 fábricas próprias, 22 co-embaladoras e 18 centros de distribuição, contando até milhares de materiais e especificações.

O ponto decisivo para o gerenciamento de uma organização tão complexa e em constante evolução ocorreu em 2012. Até então, o Gruppo Campari manteve uma abordagem não estruturada para o gerenciamento de especificações do produto, que foram criadas localmente usando documentos Microsoft Word ou planilhas Microsoft Excel®. Além de criar documentos em diferentes formatos e idiomas, não houve fluxo de trabalho padrão para autoria e validação de documentos, e as informações foram compartilhadas via e-mail ou telefone.

Em 2012, o grupo lançou uma extensa digitalização dos processos de operação, selecionando a SIMATIC IT Interspec da Siemens PLM Software, uma solução configurável para o gerenciamento de especificações de produtos em indústrias de processo e abraçando a filosofia de “digitalização” da Siemens. SIMATIC IT Interspec permite que a empresa desenvolva, configure e gerencie todas as especificações do produto (matérias-primas, produtos intermediários e acabados e materiais de embalagem), armazenando todas as especificações em um único repositório de dados controlado.

No Gruppo Campari, o SIMATIC IT Interspec se interage com o sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) da SAP® para adquirir informações relevantes, mas também pode ser usado autônomo para inserir códigos de materiais diretamente no SIMATIC IT Interspec para gerenciar todas as informações comerciais úteis. A última opção foi valiosa para situações como o Grand Marnier, antes de o SAP ter sido lançado em junho de 2017. Entretanto, a empresa conseguiu implementar globalmente o SIMATIC IT Interspec, harmonizando a informação de produtos acabados para a preparação de folhas de especificações de produtos para marketing , atividades de vendas e exportação.

Padronização de processo e resposta rápida

O projeto que usa o SIMATIC IT Interspec responde à necessidade de padronizar e agilizar a aquisição de dados, ao mesmo tempo em que acelera a resposta aos pedidos de informações de produtos apresentados pelos consumidores e reguladores. A solução Siemens PLM Software abrange não só todos os sites Campari em todo o mundo, mas também co-embaladores e 18 centros de distribuição, que recebem e distribuem produtos acabados, às vezes executando pequenas operações secundárias ou alterando o esquema de paletização de acordo com as preferências do cliente. “No momento, a SIMATIC IT Interspec gerencia as informações técnicas de 95 por cento dos produtos armazenados no SAP”, diz Marco Rocca, gerente de conteúdo da Global Quality, Health, Safety e Environment (QHSE) do Gruppo Campari.

O processo começa com a coleta de informações de qualidade e quantidade: ingredientes e matérias-primas, intermediários, componentes de embalagem e produtos acabados. Uma corporação global com mais de 50 marcas precisa codificar, comprar, produzir e vender milhares de unidades de manutenção de estoque (SKUs) e componentes, o que significa gerenciar mais de 21.000 especificações e informações relacionadas. “À medida que o Grupo se expande, nós realmente precisamos padronizar informações de produtos e métodos de coleta, definindo fluxos de aprovação claros e consistentes para confirmar a correção dos dados coletados e sua distribuição eficiente em todo o mundo”, acrescenta Rocca. “A maioria dos documentos também é relevante para parceiros externos; Alguns deles são compartilhados com fornecedores para a definição de requisitos para matérias-primas e componentes de embalagem. Outros documentos relacionados aos produtos acabados incluem informações úteis para distribuição e vendas, tais como descritores líquidos, informações legais de rótulos sobre alérgenos ou informações do consumidor, como dietas específicas e valores nutricionais. Além das características de intermediários e produtos, as especificações também incluem o ciclo de trabalho, ou seja, como os líquidos são feitos “.

Hoje, no Gruppo Campari, essas informações são coletadas e armazenadas em um repositório global unificado, acessível através da internet a 140 colaboradores (especialistas que adquirem e aprovam dados) e cerca de 400 leitores em diferentes papéis, principalmente fora da engenharia, que acessam o portal da Web para ler informações e extrair documentos e relatórios. A aquisição de dados baseia-se em formulários e formatos padrão de acordo com o tipo de material, usando regras consistentes e linguagem (inglês) em todo o mundo. Os usuários criam especificações no SIMATIC IT Interspec cada vez que um código de item é criado no SAP. O ciclo de aprovação da especificação é gerenciado em uma escala regional, e para tipos de materiais críticos, como líquidos finais, é necessária uma validação adicional no nível global. Todos os documentos para comunicações externas também foram padronizados, especialmente folhas de produtos e cartões de paletização solicitados por distribuidores, co-empacotadores e clientes, bem como documentos de material de ingredientes e embalagens a serem compartilhados com fornecedores.

“Desenvolvemos também um simples aplicativo baseado na web para permitir que usuários não técnicos acessem documentos sem usar o SIMATIC IT Interspec, através de um portal amigável com informações em tempo real”, acrescenta Rocca. “Então, quando um produto é fabricado, todos os documentos validados estão disponíveis para todas as partes interessadas, em todo o mundo, sem necessidade de fazer chamadas telefônicas, enviar solicitações de e-mail ou aguardar respostas por vários dias. Normalmente levou sete dias para responder aos novos pedidos de informações do produto; agora é tudo em tempo real. “Isso foi realizado usando o SIMATIC IT Report Manager.

Process standardization and fast response

Flexibilidade e independência como benefícios fundamentais

Entre várias soluções, a SIMATIC IT Interspec foi selecionada por sua flexibilidade e autonomia operacional. “Escolhemos o SIMATIC IT Interspec porque provou ser a solução mais flexível desde o início”, afirma Rocca. “Nós podemos configurar os sistemas de forma independente, adicionar propriedades, criar novos quadros e editar conteúdos - praticamente tudo pode ser configurado sem personalização. As soluções alternativas eram mais rígidas e exigiam um engenheiro de sistemas para fazer isso. Com o SIMATIC IT Interspec, bastava participar de um curto curso de treinamento para ser praticamente independente. A ferramenta tem sido em torno de algumas décadas, por isso é provado, testado e estável “.

A implementação da SIMATIC IT Interspec partiu da Itália e levou cerca de seis meses, desde a instalação até o go-live. A tarefa mais crítica na primeira fase foi a definição de quadros, os modelos padrão usados para dados de especificação. “A atividade com maior intensidade de tempo foi a entrada de dados”, explica Rocca, “que levou quase quatro meses porque muitos documentos foram impressos ou, no melhor dos casos, arquivos do Word ou Excel para serem adaptados aos novos formatos”.

Após os sites italianos, o lançamento foi estendido para a Escócia, México, Jamaica, Kentucky, Irlanda, Grécia, Brasil, Argentina, Austrália e França. No final de 2017, o Canadá e a França serão adicionados, mas o programa está quase concluído, com 21.000 especificações, 8.000 projetos de embalagens e quase 7.000 documentos de fornecedores externos (folhas de segurança, declarações de alérgenos e ingredientes).

“Apesar deste enorme trabalho, a maioria das implementações a nível local foram realizadas sem recursos adicionais, graças à eficiência e flexibilidade do SIMATIC IT Interspec”, ressalta Rocca. “O lançamento na América do Sul, envolvendo três plantas no Brasil e na Argentina e 1.550 códigos de itens no total, foi realizado por uma equipe local de 15 pessoas, principalmente comprometida em coletar e inserir dados”.

Conceito integrado

A adoção da tecnologia Siemens no Gruppo Campari não se limita ao SIMATIC IT Interspec. A empresa implementou módulos SIMATIC IT adicionais, incluindo SIMATIC IT R & D Suite para pesquisa e desenvolvimento e SIMATIC IT Unilab, um dos sistemas de gerenciamento de informações de laboratório (LIMS) mais populares e apreciados no setor de processos. SIMATIC IT Unilab interfaces de um lado com o SAP e, por outro lado, com o SIMATIC IT Interspec. Quando um produto vem de um fornecedor ou produção interna, o SAP envia para o SIMATIC IT Unilab um exemplo de solicitação de verificação, então o operador envia de volta a SAP uma decisão “liberada” ou “bloqueada”. A interface para SIMATIC IT Interspec é one-directional para transferir especificações do SIMATIC IT Interspec para o laboratório. “A implementação do SIMATIC IT Unilab começou em 2015 na Escócia, em uma pequena fábrica onde produzimos Glen Grant, um dos nossos uísques”, diz Rocca. “Agora estamos estendendo-o ao site na Jamaica, muito mais complexo por dimensões e mix de produtos. O SIMATIC IT Unilab é outro passo em frente na digitalização e integração de processos, pois ajuda a simplificar nossas operações e a automatizar as comunicações entre diferentes funções e tarefas anteriores manualmente “.

O Gruppo Campari também usa o módulo SIMATIC IT Report Manager para extrair diferentes tipos de relatórios do SIMATIC IT Interspec, acessível via internet ou intranet para diferentes usuários de acordo com perfil, geografia, função, permissões e outros critérios.

Eficiência de medição

A arquitetura implementada pelo Gruppo Campari inclui outro elemento: monitoramento do desempenho do equipamento usando a tecnologia de eficiência geral do equipamento (OEE) da SIMATIC IT. “O projeto com a Siemens começou com a necessidade urgente de gerenciar as especificações técnicas”, diz Carlo Bidoglia, diretor de aplicação global PSC, Gruppo Campari. “Desde o início, o roteiro também incluiu um módulo para medir a qualidade e a eficácia geral do equipamento”.

Até então, o OEE tinha sido medido coletando dados manualmente em uma planilha do Excel e aplicando modelos e regras de computação interna. Com a solução da Siemens, a empresa desenvolveu um projeto OEE para a coleta e processamento de dados padronizados e simplificados em três sites italianos, criando painéis para visualizar o desempenho da linha de produção e, acima de tudo, para fornecer a manutenção com informações e indicadores mais precisos do que no passado .

“Começamos com um site piloto em Canale d’Alba, coletando dados manualmente sem automação, e depois conectamos o sistema SIMATIC IT à planta através de cartões Ethernet montados no equipamento para coletar informações sobre paradas e causas”, explica Bidoglia. “Com esta abordagem, temos medições de OEE em tempo real: cada parada é justificada pelo operador durante o turno de trabalho e no final do dia geramos um relatório final de produção e desperdício para obter o coeficiente de OEE real”.

“Usando a solução Siemens OEE, podemos identificar possíveis áreas de melhoria e definir ações corretivas durante a manutenção da planta ou a revisão do processo, para aumentar a eficiência da produção”, ele resume.

Nós podemos configurar o SIMATIC IT Interspec de forma independente, adicionar propriedades, criar novos quadros e editar conteúdos - praticamente tudo pode ser configurado sem personalização
Marco Rocca , Global QHSE Content Manager
Gruppo Campari