Ir para o Conteúdo

Desafios e soluções avançadas para a indústria de processos

Evento | 06 Dezembro 2018 08:00 AM Brasilia
Hotel Pullman, Rua Rua Joinville, 515 - Vila Mariana, São Paulo - SP

Demonstração de como a utilização de ferramentas de simulação podem contribuir com a otimização de equipamentos de processos

Redução no consumo de energia, perda de produtividade por paradas não-programadas e uso excessivo de insumos devido a ineficiência de processos na indústria química. Estes são desafios constantes em uma unidade produtiva, buscando sempre a maior eficiência operacional com redução de custos. As soluções SIEMENS permitem predizer, simular e controlar cada etapa do processo, visando a inserção da unidade produtiva no conceito de digitalização e na Indústria 4.0.

Análise por simulação computacional permite reproduzir o comportamento de diferentes equipamentos: reatores, misturadores, colunas de destilação, secadores, trocadores de calor, separadores, fornos, caldeiras, sistemas particulados, entre outros. A partir de um diagnóstico inicial, é possível identificar fatores de melhorias, seja variações operacionais no processo ou variações geométricas otimizadas dos equipamentos. Dentro do conceito de digitalização, a simulação possibilita otimizar cada equipamento (3D), ou mesmo todo o processo (1D) sem a necessidade de construção de protótipos físicos ou paradas de unidade para testes.

Neste Workshop os especialistas da Siemens vão demonstrar como a utilização de ferramentas de simulação podem contribuir com a otimização de equipamentos de processos, através de descrição de metodologia e apresentação de exemplos práticos.

O Workshop é destinado aos gerentes e diretores de engenharia e a todos os profissionais que atuam diretamente na busca por inovação, melhorias e redução de custos operacionais em unidades industriais.